PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE FAZ DECLARAÇÃO SOBRE A VISITA DE MARCELO REBELO DE SOUSA

Compartilhe

COMUNICADO DE IMPRENSA

 

SOBRE AS DECLARAÇÕES DO PRESIDENTE PORTUGUÊS MARCELO REBELO DE SOUSA, DE VISITA A ANGOLA

 

1.º

O Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, saúda a visita de Estado do Governante Português a Angola, onde seus Bisavôs, usurparam durante cinco séculos de ocupação colonialista incluindo territórios alheios ao reino de Ndongo, como a Nação Lunda Tchokwe parte do Império Lunda do Reino do Muatianvua, desde “1482 – 1975”, cerca de 493 anos da presença dos Portugueses em Angola e apenas 1885 – 1975, apenas 90 anos da presença dos Portuguesas na Lunda, mas que efectivamente estiveram 55 anos, isto é entre 1920 – 1975.

2-º

Portugal todavia, esteve no espaço geográfico do Reino Lunda Tchokwe do além Kassai, por força dos “Tratados de Protectorados” que a coroa Portuguesa assinou com os “Soberanos” – Mwananganas Lunda Tchokwe entre “1885 – 1894”, mercê da presença do diplomata Português Henrique Augusto Dias de Carvalho, militar de carreira.

3.º

Porque não queremos ensinar a Historia da Lunda e a presença dos fascistas e falsos colonizadores Portugueses sob a bandeira de celebração de tratados de protectorado, ou seja proteger o povo e a Nação Lunda Tchokwe, ao actual intelectual, professor académico, comentador e Presidente de Portugal senhor Marcelo Rebelo de Sousa, que temos vindo a admirar com todo o nosso respeito ao povo Português e, que Sua Excelência viveu em Angola e conhecedor desta epopeia histórica dos seus antepassados, não deveria ser ele a fazer aquelas pronuncias que podem minar no futuro a presença dos Portugueses no solo Lunda Tchokwe.

4.º

Angola não é um só povo e uma só nação, ou de Cabinda ao Cunene e do Mar ao Leste, que são na realidade pressupostos ditatoriais e colonizadoras ou sob a bandeira do artigo 15.º da actual constituição de Angola de 2010, chamada de atípica, a de que a terra pertence ao Estado, que veio se estabelecer há pouco menos de 43 anos, enquanto, os povos originários dos reinados de Ndongo, Matamba, Congo, Lunda, Bailundo, Kwanhama, existem a biliões de anos nestas terras.

5.º

Disto, os Políticos e Governantes Português bem representados na Comitiva da Delegação do Presidente da Republica de Portugal a Angola, deveriam aconselhar o senhor Presidente a não se pronunciar acerca de Angola se esta se divide ou não, porque foram os vossos bisavôs que, sem o consentimentos dos povos aqui encontrados, os aglomerar num projecto chama Angola, estes povos merece o respeito e consideração e o reconhecimento por parte de todos os povos do mundo e o de Portugal, independentemente da situação em que os deixaram.

6.º

O povo Lunda Tchokwe repugna as afirmações do Dr.º Marcelo Ribeiro de Sousa Presidente de Portugal de visita a Angola, que afirmou que Angola é una e indivisível; é legal que o diga, mais não é o Justo, mesmo sabendo que a Lunda Tchokwe é parte anexa a Angola em função da traição portuguesa, não sendo Angola este território.

7.º

Portugal através do seu Presidente, ao invés de procurar a reconciliação dos povos de Angola, quer que a África desemboque mais uma vez na violência armada e no de derramamento de sangue inocente, o desejo da Europa desenvolvido é para manter refém muitos territórios em África.

8.º

A Lunda Tchokwe merece independência em função do direito natural e juridicamente dos tratados de protectorados assinados pelos ancestrais Lunda com os portugueses, a autonomia a semelhança das ilhas de Madeira e Açores com Portugal é sinal de boa vontade; por isso o presidente de Portugal não deve infundadamente, iludir a desaconselhar, a opinião pública nacional e internacional mesmo com a culpa que lhes pesa dos mais de 43 anos da hipoteca da nossa terra a Angola.

9.º

Nas suas vestes de Presidente de Portugal e filho português cujo bisavôs celebraram os tratados com a Nação Lunda Tchokwe seria o momento de Marcelo Ribeiro de Sousa visitar a Lunda, mesmo nunca o ter feito quando professor de direito em Angola; de antemão visita a Huila e Benguela porque sabe que ai se investe o melhor para Angola e não para a Lunda.

10.º

Porque é que governantes português que visitam Angola, só correm para a Huila e Benguela, quando mais Namibe ou Huambo e, não se conhece desde 1975 visita de alto nível de Portugal na Lunda? Porque a Lunda Tchokwe não é Angola. Não precisa engraxar porque os Angolanos vão pagar as dividas com Portugal.

11.º

Portugal não vai furtar-se da verdade sobre a Lunda, sabe que ira sentar na cadeira dos réus e testemunhar perante a comunidade internacional a quem pertence as terras que seus antepassados protegeram. Não é por causa da divida de Angola com Portugal que o senhor Presidente tenta confundir as coisas e a historia juntas. Portugal tem a responsabilidade do protectorado da Lunda.

Secretariado do Comité Politico do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe, em Luanda aos 08 de Março de 2019.

Leave a Reply