NOTA DE REPÚDIO – TENTATIVA DE VIOLAÇÃO DE MULHERES LÉSBICAS NO ESPAÇO DE ACOLHIMENTO “NO CUBICO”

Compartilhe

Desde o Ondjango Feminista manifestamos o nosso mais absoluto repúdio pelo acto de violência e covardia de que foram vítimas um grupo de mulheres lésbicas do espaço No Cubico, na passada noite de segunda-feira.

O “No Cubico é um espaço criado por duas organizações LGBTIQ angolanas – o Movimento H Maiúscula e o Arquivo de Identidade Angolano – que tem como objectivo ser um espaço de acolhimento e segurança para a comunidade LGBTIQ, assim como promover actividades sócio-culturais ligadas a questões da mesma comunidade.

Na noite de segunda-feira, 9 de julho, três homens armados com uma arma de fogo, uma catana e pedras invadiram o espaço, arrombando todas as portas de acesso ao mesmo, com o objectivo de violar as mulheres lésbicas que se encontravam presentes.

A resistência das manas, que se trancaram num quarto e fizeram força sobre a porta para evitar que os agressores entrassem, foi o único impedimento a que algo pior acontecesse. Os agressores acabaram por desistir e levaram apenas um plasma que se encontrava no escritório.

As manas já apresentaram queixa e dois dos agressores já foram identificados, sendo eles homens que fazem parte da vizinhança do local, mas que sempre se sentiram incomodados com a presença de mulheres lésbicas e homens trans no espaço e na vizinhança.

Sabemos bem que a violação e a permanente ameaça de violência sexual contra mulheres lésbicas é uma manifestação de violência sexista e homofóbica que visa penalizar as mulheres que frustram a expectativa do sistema patriarcal sobre como e com quem as mulheres devem exercer a sua sexualidade.

Sabemos bem que não se tratou de um roubo, mas sim de um acto com intenção de amedrontar, aterrorizar e até destruir a resistência que as manas estão a fazer ao ocupar aquele espaço e ao viver as suas vidas sem medo.

Lembramos que um ataque contra a integridade de uma mulher lésbica é um ataque contra a integridade de todas as mulheres. Por isso, nenhum acto de lesbofobia pode ser tolerado, nenhum acto de violência contra as mulheres pode ser tolerado.

Apelamos às autoridades para que a Justiça e a Lei da República protejam a todos e TODAS, sem discriminação nem diferenças. Apelamos à sociedade em geral para que se mantenha vigilante para que actos destes não se normalizem e que a perseguição aos grupos LGBTIQ seja veementemente condenada por TOD@S NÓS.

O Ondjango Feminista faz questão de manifestar a sua total solidariedade para com as manas do “No Cubico”. Não estão sozinhas. Continuem a segurar bem alto a bandeira da justiça. Continuem a criar espaços e a lutar pelos que já existem.

Continuem a resistir!
RESISTIREMOS JUNTAS!

#NãoPassarão
#AbaixoALesbofobia
#AbaixoOPatriarcado
#JuntasSomosMaisFortes

Leave a Reply