MOXICO EXCLUI DO SISTEMA DE ENSINO CRIANÇAS MENORES DE 15 ANOS

Compartilhe

Nessa fase em que são realizadas matrículas nas instituições públicas para o arranque de mais um ano lectivo os encarregados de educação abarrotam as escolas públicas com o intuito de matricularem os seus filhos.

Texto de Dito Dali

Segundo informações que a associação LAULENU, recém-criada por activistas no Moxico, os encarregados dessas crianças que estão a ser impedidas, logo, excluídas do processo de matrículas, lamentam a atitude tomada pelo governo provincial em não permitir que seus filhos sejam matriculados por causa da idade.

“Nós sabemos que estudar é um direito de todos, conforme diz a lei, agora o governo nos vem dizer que uns têm direito de estudar e os nossos filhos não podem estudar por causa da idade. Isso tem lógica? Qual é a nossa culpa nisso se o governo construiu ou não mais escolas? Andaram a roubar o dinheiro do povo que o Estado dava para construir mais escolas e melhorar a nossa educação e saúde, hoje já querem nos dizer que as salas de aulas são poucas por isso os nossos filhos não podem estudar. Será que os filhos deles também não vão poder estudar porque têm 13 anos de idade?”, lamentam um encarregado de educação.

Outro disse: “Os gatunos que tragam o nosso dinheiro de volta porque nós queremos ver os nossos filhos dentro das salas de aulas. Nós não queremos que no futuro os nossos filhos tenham títulos de criminosos, bandidos e gatunos como os dirigentes deste país”.

Conforme nos mostram as imagens abaixo, adolescentes fizeram uma manifestação na escola Comandante Zorró, onde exibiram panfletos em que se lê frases como “JLO, será que ter 13 anos de idade é crime?”; “Tenho 13 anos de idade. O governo do Moxico não quer que eu estude”; “Eu quero estudar. O governo não quer me colocar na sala de aula porque tenho 13 anos de idade”; “No tempo de guerra diziam que estudar não tem idade, agora estudar já tem. Com 13 anos de idade fui excluído”.

Com essas palavras dezenas de crianças clamam pela inclusão no sistema de ensino porque se importam com os estudos.

Atendendo a esta situação lamentável, a associação LAULENU tentou entrar em contacto com os directores de algumas escolas para colher mais informações a respeito da problemática, mas “infelizmente os responsáveis não quiseram dar quaisquer informações” alegadamente por se encontrarem suspensos de suas funções por ordem de serviço e a aguardar pela recondução.

A equipe em trabalho informou que por orientação do ministério da Educação não estão autorizados a matricular no 1º ciclo as crianças que tenham completado 13 anos de idade, e também não estão a inscrever no 2.º ciclo do ensino secundário as crianças de 15 anos de idade.

Abaixo publicamos o documento elaborado pelo ministério da educação que exclui quem tenha 13 anos de idade do ingresso no 1º e 2º ciclo de ensino para os maiores de 15.

Leave a Reply