Mantém-se a “dor” dos Antigos Combatentes

Compartilhe

Persiste o “braço de ferro” entre os antigos militares e a Caixa de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas (CSSFAA), em causa, a não reposição dos subsídios que são descontados pela direcção da caixa, que segundo os pensionistas, são feitos ao “arrepio da lei”.

Por: Gonçalves Vieira

Para exigir a reposição dos subsídios cortados, os antigos homens e mulheres do gatilho voltaram manifestar-se defronte à Caixa de Segurança Social das Forças Angolanas, em protesto contra aquilo que consideram a violação dos seus direitos. É a terceira vez, só desde o inicio de 2017, os antigos militares protestam para pressionar a recolocação na folha de pensão de reforma, dos subsídios de empregada e dinheiro que era pago mensalmente de acordo com a patente de cada militar reformado.

São centenas de oficiais reformados que se dizem “injustiçados” pela direcção da Caixa de Segurança Social das FAA, desde Agosto de 2009, que segundo contaram à Rádio Angola, o Estado Angolano, por meio do Ministério das Finanças, tem disponibilizado mensalmente o dinheiro completo dos subsídios de empregada e por patente, mas lamentam que esses dinheiro esteja a ser dado “o caminho não declarado” supostamente pelos oficiais generais que controlam a Caixa de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas.

“Estamos a reivindicar e faz muitos anos que não encontramos respaldo. Já vão quase dez anos, a bater as portas em tudo que é possível, onde estejam homens direcionados para resolverem este problemas e não resolvem, agora perguntamos: a quem vamos bater as portas?”, questionou o capitão na reforma, Esteves Lino.

O antigo combatente pensa que “eles querem que nós saiamos às ruas para nos manifestarmos e depois eles vêem com os cães matarem-nos e dizerem que somos arruaceiros, afinal de contas os arruaceiros administrativos arruaceiros são eles que criam dificuldades às pessoas que quando reivindicamos sermos associados à oposição”, contou em entrevista a Rádio Angola.

“Isso que eles nos dão não é pensão de reforma, mas sim, pensão de sobrevivência porque o Estado paga por patente e eles fazem os seus cálculos por trinta anos de serviços, e estes cálculos que fazem não é para nós que viemos das FALA e FAPLA, mas sim, das FAA para a Caixa de Segurança Social”, sublinhou.

Os pensionistas que se mostram com “nervos à flor da pele” descreveram que são militares apartidários e que a sua reivindicação não apresenta a nenhum cunho político/partidário. “Somos apartidários e não estamos aqui para defender a nenhum partido político, senão os nosso direitos que estão a ser violados pela direcção da Caixa de Segurança Social das FAA”, disse outro reclamante que proferiu falar em anonimato, acrescentando que “há muita demagogia e falta de respeito aos ex-militares”.

Agastados com a situação e com o silêncio do governo central e do ministro da defesa João Loureço, que concorre à Presidência da República. Aqueles militares reformados apelaram com “veemência” ao presidente José Eduardo dos Santos a resolver o problema antes deixar o poder.

Os afectados acusam os oficiais generais da Caixa de Segurança Social das FAA de supostamente estarem a se beneficiar dos seus direitos. “Onde é que vão com o nosso dinheiro, compram drogas ou financiam o terrorismo?”, questinou outro pensionista, afirmando que “eles fecham-nos as portas para o dialogo”.

José Alberto Nelson “Ilimukeno” sublinha ser brigadeiro na reforma e membro da comissão criada para aproximar às partes da “crise” que se arrasta a caminho de dez anos. Nas suas declarações a esta Rádio, sustentou que o diálogo pretendido não tem surtido efeitos desejados. “Desse dialogo não está resultado nada e problema vai se arrastando ao longo desses anos todos, desde Agosto de 2009”.

Entretanto, a Rádio Angola fez todos os esforços no sentido de ouvir a direcção da Caixa de Segurança Social das Forças Armadas Angolas (CSSFAA)  mas nada resultou.

 

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply