Hospitais públicos: Mais de quatro mil enfermeiros em Luanda vão entrar em greve para exigir melhores condições de trabalho

Compartilhe

Oiça aqui:
O Sindicato dos Técnicos de Enfermagem de Luanda (STEL) anunciou, na quinta-feira, 29, a realização de uma greve de quatro dias, a partir do dia 16 de Agosto próximo, nos hospitais públicos da capital do país.

Rádio Angola

A decisão foi tomada em Assembleia Geral de trabalhadores ocorrida nas instalações da UNTA-Confederação sindical, em Luanda.

Em declarações à imprensa, o secretário geral do Sindicato dos Técnicos de Enfermagem de Luanda (STEL), Afonso Kileba, fez saber que a medida resulta do incumprimento ao caderno reivindicativo remetido em 2020 ao Gabinete Provincial da Saúde de Luanda, que até ao momento não respondeu às reclamações dos técnicos.

“Tendo em conta as várias promessas não cumpridas, então, os trabalhadores decidiram decretar a greve”, disse Kileba.

Segundo Afonso Kileba, entre as reivindicações, o colectivo de trabalhadores do STEL exige melhorias das condições laborais nas unidades sanitárias, baixos salários, falta de alimentação, não promoção dos técnicos, entre outras reclamações.

Afonso Kileba esclarece que a paralisação dos técnicos de enfermagem será total, obedecendo, no entanto, aos princípios da lei da greve, que salvaguarda os serviços mínimos.

O sindicalista garante que os enfermeiros em Luanda estão abertos ao diálogo com a entidade patronal, pelo que, a greve do dia 16 do próximo mês pode ser abortada caso a direcção provincial de saúde manifeste o interesse para a resolução dos problemas da classe.

Leave a Reply