GOVERNO ONLINE DE ANGOLA FORA DE SERVIÇO

Compartilhe

As páginas do governo angolano na internet estão foram de serviço desde quinta-feira, e até ao momento não foi dada nenhuma explicação sobre a desactivação.

Texto de Rádio Angola

Quando tenta-se aceder ao sítio principal do governo surge como resposta que “não é possível aceder a este site”, acrescentando que “a página Web em http://www.governo.gov.ao/ poderá estar temporariamente inactiva ou poderá ter sido movida permanentemente para um novo endereço Web”.

O www.governo.gov.ao é o sítio principal do Executivo, mas há várias outras páginas do governo, nomeadamente, 32 páginas correspondentes aos ministérios e 18 que correspondem aos governos provinciais.

Estranhamente, apesar de todo o governo online estar fora de serviço, o portal da Casa Civil do Presidente da República (http://www.prcasacivil.co.ao) continua operacional, porém, as “últimas notícias” são de Março de 2012 e são imagens do ex-presidente José Eduardo dos Santos que predomina.

O Executivo tem estado a investir imenso dinheiro nos websites, entretanto sem muita utilidade senão pela pouca informação disponibilizada, quando era suposto que a partir das páginas governamentais fosse possível solicitar serviços, como emissão de documentos, diplomas legais ou até mesmo contratos celebrados pelo Executivo com terceiros.

A página do Parlamento está operacional, mas funciona também como um portal de poucas notícias, pois falta divulgar em directo as sessões parlamentares, os diplomas propostos, em discussão e aprovados, bem como os rendimentos dos deputados ou a forma como cada um vota em cada matéria.

Os portais dos governos provinciais são mais estáticos ainda. Pouco antes de ficarem fora de serviço, era possível verificar que em alguns nem fotografias e biografias dos respectivos governadores estavam disponíveis nas páginas.

Porém, todas essas páginas foram criadas com dinheiro público. Uma vasta equipa sob designação de departamento de comunicação é remunerada com dinheiro de todos os angolanos. Mas o serviço é mais um “desserviço” público e certamente serve para justificar desvios de dinheiro.

Leave a Reply