Friends of Angola exige fim de intimidações contra jornalistas no país

Compartilhe

A organização não-governamental Friends of Angola (FoA) manifesta-se preocupada com a detenção do jornalista Francisco Rasgado, director do jornal “Chella Press”, na província de Benguela, num processo cujo queixoso é o ex-governador provincial, Rui Falcão Pinto de Andrade.

Fonte: Rádio Angola

Em comunicado tornado público a que a Rádio Angola teve acesso, a FoA diz que “é com bastante insatisfação e preocupação que tomou conhecimento da detenção do jornalista angolano Francisco de Boavida Rasgado, director e fundador do jornal Chela Press, em Benguela, no dia 23 de Abril de 2021”.

Para a organização defensora dos direitos humanos “existem indicadores que apontam que a detenção do jornalista Francisco de Boavida Rasgado é ilegal”.

O mandado de detenção que a Friends of Angola (FoA) teve acesso, assinado pelo juiz António José Santana e o secretario judicial, Esperança Rangel, segundo aquela organização, “não se faz menção a crimes”.

Segundo o advogado do réu, Francisco de Boavida Rasgado nunca foi notificado para o julgamento do caso, “por esta razão, a detenção do jornalista em causa é extra-jurídico”, escreve a FoA.

Segundo fontes, a queixa foi feita pelo ex-governador de Benguela Falcão, agora secretário do Bureau Político do MPLA para informação e propaganda, pelo facto do jornalista em causa ter investigado e publicado suposto caso de corrupção durante a governação de Rui Falcão em Benguela.

No comunicado, a Friends of Angola (FoA), que defende a liberdade de imprensa em Angola, lembra que no dia 7 de Abril de 2021, o jornalista da Rádio Despertar, Jorge Mendes Manuel, foi detido em Cacuaco, arredores da centralidade do Sequele, em Luanda, quando as autoridades demoliam as residências dos cidadãos da zona do Sequele.

Lembra ainda que em Fevereiro de 2021, a Friends of Angola recebeu um comunicado sobre o proprietário e director do jornal O Crime, Mariano Brás, onde ele alegava estar a ser alvo de intimidações pelo Presidente João Lourenço por publicar um artigo onde classificava o Presidente como a “pior figura de 2020”.

Angola é um dos piores países no que toca à liberdade de imprensa em África, os angolanos e o mundo acreditaram e continua acreditar que o novo executivo liderado pelo Presidente João Lourenço irá mudar este quadro.
“Não existe democracia sem liberdade de imprensa e expressão”.

“A FoA intercede pela libertação incondicional e imediata do Jornalista Francisco de Boavida Rasgado e que coloque o fim a todos os casos de intimidação contra jornalistas em Angola”, lê-se.

Leave a Reply