CAMPO DA MORTE: CASO N.º 27: DE COLABORADOR A VÍTIMA

Compartilhe

VÍTIMA: Lucas Gonçalves “Tilson”, 29 anos, natural do Huambo

DATA: 21 de Janeiro de 2017

LOCAL: bairro do Compão, Kikolo, município de Cacuaco

OCORRÊNCIA:

Tilson tinha fama de “batuqueiro” (ladrão de viaturas) e também era conhecido como colaborador do SIC, segundo familiares e amigos.

O jovem tinha acabado de regressar do hospital, para onde levara o seu irmão Emílio Chicomo, que se encontrava doente. “Apareceu em casa um amigo dele e, enquanto conversavam, recebeu um telefonema. Ouvimo-la a dizer ‘yá wi [indivíduo] estou a vir”, conta a irmã Isabel Cardoso.

“Afinal, já estavam à espera dele no beco à saída da nossa casa. Mal ele saiu, com o filho de cinco anos a segurar-lhe na mão, ouvimos tiros e a criança a gritar. Sabíamos que era ele e ficámos com medo.”

Segundo os vizinhos, que se encontravam a beber na cantina adjacente ao local onde o jovem foi fuzilado, os algozes despacharam Tilson enquanto ele segurava o filho pela mão, que gritava, aterrorizado.

Isabel Cardoso confirma os dados da vizinhança, segundo os quais o seu irmão era colaborador do SIC. “Para não o acusarem de ter cometido crimes, ele colaborava indicando os delinquentes do bairro”, explica.

“Atingiram-no com dois tiros na cabeça e três no peito, do lado esquerdo. Os vizinhos acorreram para o socorrer, mas ele morreu no caminho”, conta.

Isabel Cardoso descreve o comportamento da polícia e da investigação criminal, após a morte do irmão, como sendo estranho. “Vieram ao local e informaram-nos de que não sabiam de nada, e que quem telefonou ao meu irmão foi quem o matou. Depois, nunca mais disseram nada.”

Para agravar a tragédia da família, ao saber do assassinato do irmão, de quem era próximo, Emílio Chicomo “teve um ataque, o coração começou a bater muito e morreu no dia seguinte”, lamenta a irmã.

 

Fonte: «O campo da morte – Relatório sobre execuções sumárias em Luanda, 2016/2017», Rafael Marques de Morais

Leave a Reply