Activistas da Lunda-Norte consternados com morte do brigadeiro “Ponta Negra”

Compartilhe

Os jovens do município do Cuango, em partícula os activistas dos direitos humanos, manifestam-se consternados pela morte do brigadeiro “Ponta Negra”, ocorrida no passado dia 14 de Dezembro, no município do Cuango, província da Lunda-Norte, vítima de doença.

Jodan Muacabinza | Cafunfo
Fonte: Rádio Angola

Em nota enviada à Rádio Angola, o colectivo de jovens activistas considera que o brigadeiro “Ponta Negra” foi “um irmão, amigo e companheiro de luta”, o que para os activistas a sua morte “deixa um vazio no seio da sociedade angolana e dos activistas, que nos últimos tempos se transformou em luta e na busca de solução dos problemas do município do Cuango”.

Leia a seguir a nota de condolência dos activistas do Cuango sobre o passamento físico do brigadeiro “Ponta Negra”:

“Foi com enorme tristeza que o colectivo de activistas ficou sabendo da morte de alguém que nos era muito querido, Brigadeiro Ponta Negra. Ao receber a notícia ficamos em choque. Nada na vida nos prepara para estes momentos e para a dor que sentimos.

Todos nós sabemos que um soldado é um herói que arrisca a sua vida para salvar a vida dos seus compatriotas;
Ser soldado é ser um exemplo de coragem, quando os outros recuam, o soldado avança;
Ser soldado não é ter ódio nem rancor no olhar, é partir para a luta por amor à pátria e para defender os seus irmãos.

O verdadeiro soldado Angolano é aquele que não abandona o seu povo ou seja (parceiro) e que não vacila no momento derradeiro.

Ser soldado é entregar toda sua dedicação a uma causa maior. É lutar pelo seu país, pelo seu povo. É ter uma honra inabalável a um coração com muletas.

Por essa via, quando se perde um irmão, se perde um coração, o caminhar não é mais o mesmo, as alegrias, mais contidas, a vida segue, mas com muletas.

A felicidade é construída de bons momentos e é impossível alguém passar a vida inteira sem uma única visita da tristeza. Algumas pessoas são mais convidativas e permitem que a tristeza tome conta completamente das suas vidas, mas também há muita gente que a tratam como uma visita indesejada, e faz sempre o possível para que ele vá logo para outro lado.

Uma óptima forma de expulsar a tristeza da sua vida é relembrando os bons momentos que já foram vividos, pois no mínimo conseguimos retomar boas emoções ao recordarmos que já houve felicidade no passado.

Os detalhes chegam e logo conseguimos desabrochar um sorriso, à medida que lembramos as ocasiões felizes, no mínimo esquecemos aquelas que nos deixaram tristes e isso já é um bom começo para acabar com a visita da tristeza.

Sempre que bater um desânimo, foque nas boas lembranças e sinta como foi bom ter vivido tudo isso. Aqui nos lembramos do último e primeiro encontro que tivemos a 5 de Dezembro de 2020, e partimos da presente nota, endereçar família enlutada, a 75ª Brigada, a Administração Municipal do Cuango, os mais sentidos pêsames pelo falecimento do nosso herói “Ponta Negra” ocorrido no dia 14 de Dezembro de 2020.

Partiu alguém que vai deixar muitas saudades nos nossos corações. Descanse em paz. o nosso Brigadeiro Ponta Negra”.

Reacção dos activistas cívicos

O activistas Carlos Luís Manuel diz o brigadeiro “Ponta Negra” foi um dos melhores comandantes que não teve “litígio” com a sociedade civil tão pouco com os activistas que têm protestado contra as políticas do Executivo do MPLA.

“No último encontro que tivemos com o brigadeiro Ponta Negra, no dia 5 deste mês, dizia com toda a convicção de viva voz que compartilhava o mesmo sentimento dos activistas, quanto às reivindicações de melhores condições de vida das populações”, lembrou o activista, que ao momento tempo “expressa sentimento de pesar à família enlutada e a Administração Municipal do Cuango”.

Já, o jovem activista dos direitos humanos Salvador Fragoso lembrou que “Ponta Negra foi irmão, filho desta terra e homem com espírito de abertura nos encontros com os jovens”.

“Foi um homem que gostava de diálogo sobre os problemas do município, apesar de que cada um de nós tinha pontos positivos e negativos, mas no meu entender foi bom soldado que nós perdemos, razão pela qual endereçamos notas de pêsames à família, à 75ª brigada e ao governo da Lunda-Norte”, disse.

Leave a Reply