A ENCOMENDA ENVENENADA DOS TOTALITARISTAS DO MPLA E DOS SIMPATIZANTES DA ESQUERDA RADICAL

Compartilhe

Militantes e simpatizantes do movimento pela liderança partidária de JLO querem transmitir a ideia de que o Presidente da República só pode consolidar a governação da República se tomar o controlo do partido como Presidente. A questão honesta e sincera que deve ser respondida é a seguinte: O que é que JLO na qualidade de Presidente da República não tem sido capaz de fazer por não ter o controlo do Partido?

Albano Pedro | no Facebook

Na RDC (República Democrática do Congo), Joseph Kabila Kabange, Presidente da República, não é Presidente do PPRD, o seu partido que controla o governo. Mais do que isso, o sistema de governo é semi-presidencialista, onde os poderes do Presidente da República são partilhados com o Primeiro-Ministro, Chefe do Governo e o Poder Local é completamente descentralizado, i.e, Os governadores provinciais são eleitos (e por isso autónomos), tal como são eleitos os restantes poderes autárquicos que vão do Município ao bairro, com excepção do Soba (Chef Coutumier) que sucede ao poder pela linhagem. Sobre tudo isso, ainda existe um parlamento bicamaral (Senado e Assembleia Nacional) em que o PPRD só tem maioria na Assembleia Nacional e perde no Senado.

Apesar de toda essa dispersão formal (e até material) do poder Joseph Kabila Kabange consegue condicionar o exercício do poder político na RDC insistindo no alargamento do seu mandato contra os limites constitucionais e contra o interesse da maioria dos congoleses, incluindo muitos dos militantes do PPRD. Dito de outro modo, nada impede o Presidente da República de controlar o Estado. Então voltamos ao caso de JLO. O que é que justifica que ele assuma a liderança do partido?

Não será força da cultura totalitarista de Estado que todos de modo “inconsciente” ou consciente querem manter contra os valores democráticos que devemos materializar na República? Não será o vício que temos de termos sido “domesticados” pelos ideais comunistas dos anos 80? Não estamos a insistir por não sabermos viver fora de ambientes comunistas? de ambientes de ditadura de partido-Estado? Assim sendo, porque é que queremos um Estado de Direito e Democrático? Não é uma contradição? Para reflectir…!

Leave a Reply