ZIMBABWE: MORREU ANTIGO PRESIDENTE ROBERT MUGABE AOS 95 ANOS

Compartilhe

Antigo chefe de Estado zimbabueano morreu esta sexta-feira (06.09), aos 95 anos, vítima de doença prolongada.

O Presidente do Zimbabué, Emmerson Mnangagwa, acaba de informar na rede social Twitter que é “com grande tristeza” que anuncia a morte do “pai fundador do Zimbabué e antigo Presidente Robert Mugabe”. O seu sucessor fala num “ícone da libertação”, sem avançar detalhes.

“[Mugabe] Era um ícone da libertação, um pan-africanista que dedicou a sua vida à emancipação e capacitação do seu povo. A sua contribuição para a História da nossa nação e continente nunca será esquecida. Que a sua alma descanse em paz eterna”, acrescentou.

O antigo chefe de Estado morreu num hospital em Singapura, rodeado pela sua família e pela sua mulher, Grace, indicaram várias fontes aos órgãos de comunicação social locais. O ex-Presidente do Zimbabué estava a receber tratamento médico na cidade asiática há cinco meses.

Em novembro, quando deu entrada num hospital de Singapura, Emmerson Mnangagwa afirmou que Robert Mugabe já não era capaz de andar, sem avançar que tipo de tratamento estaria a receber o ex-Presidente. Por diversas vezes, fontes oficiais adiantaram que Mugabe estava a receber tratamento para cataratas, negando frequentemente notícias na comunicação social sobre um alegado cancro da próstata.

Mugabe nasceu em 21 de fevereiro de 1924. Na década de 1970 liderou uma campanha de guerrilha contra o Governo da ex-colónia britânica. Em 1979, a então primeira-ministra britânica Margaret Thatcher anunciou que o Reino Unido reconheceria oficialmente a independência da Rodésia, como era designado naquela altura o país. Mugabe foi eleito primeiro-ministro no ano seguinte.

Robert Mugabe deteve o poder no Zimbábue durante 37 anos, antes de ser derrubado num golpe de Estado em novembro de 2017.

Mugabe foi forçado a afastar-se depois de o Exército e o seu partido, a União Nacional Africana do Zimbabué — Frente Patriótica (ZANU-PF), lhe retirarem o apoio.

Mugabe começou por ser um herói da luta africana pela independência, mas à semelhança de outros governantes, acabou por resvalar pelo caminho da tirania, corrupção e violência.

Leave a Reply