ZAIRE: DIRECTOR AMEAÇA EXPULSAR ESTUDANTES POR PARTICIPAREM EM MANIFESTAÇÃO

Compartilhe

O director da escola Magistério Daniel Vemba, que forma professores, identificado por Mbalu Lukaya, ameaçou, nesta segunda-feira, 18, em formatura, todos os estudantes que estiveram presentes na manifestação de sábado último, 16, organizada por um grupo de cidadãos da sociedade civil e que visou, dentre vários objectivos, a exigência de exoneração do governador provincial Joanes André.

Texto de Pedro Gonga

Segundo estudantes do magistério, que pediram anonimato, o director humilhou os estudantes na formatura e fez graves ameaças por estes terem participado à manifestação.

“Sim, ele nos humilhou na formatura e garantiu que irá expulsar alunos da escola. O director estava muito exaltado ao longo da formatura, pensou de forma errada, porque nem a ditadura dele poderia impedir alguns alunos a reclamarem os seus direitos que estão sendo violados a olhos nus”, contaram.

Lamentaram pela atitude do director porque, disseram, “exercer cidadania não é crime, é um exercício apenas que a própria constituição nos consagra, e ninguém pode nos privar ao exigirmos os nossos direitos”. Esclareceram ainda que a “luta é para o benefício de todos e não pessoal, como está a pensar o director”.

“O director está a pensar que a nossa luta é para termos cargos no seu governo esquisito, muito pelo contrário, a nossa luta é para todo povo da província do Zaire”, asseveraram.

Ao longo da manifestação, soube-se na formatura, o director esteve presente e fez várias fotografias com o seu telemóvel aos alunos que reconhecia.

Os estudantes temem não só pela formação académica mas, sobretudo, pela suas vidas, pois a maneira como o director ameaçava faz antever consequências graves. Porém, garantiram estarem firmes nos seus ideais.

Segundo o investigador e professor universitário Nuno Álvaro Dala, também um dos mentores da referida manifestação, se o director proceder de tal forma, os promotores da manifestação irão recorrer às últimas instâncias.

“Nós aqui vamos recorrer aos recursos que temos. Por exemplo, remeteremos um processo na Procuradoria-Geral da República, no tribunal e faremos também exposição pública do caso na forma de denúncia”, adiantou Nuno Álvaro Dala.

 

Director Mbalu Lukaya

ÍNTEGRA DO DISCURSO DO DIRECTOR NA FORMATURA ESCOLAR

“Caros alunos e colegas de formação, lamento muito o comportamento de alguns colegas de formação que participaram na manifestação, isso não dignifica um professor. No ano passado aconselhou-se para não participarem em nenhum protesto do gênero e ninguém da nossa escola o fez, mas esse ano foi o contrário. Manifestaram porquê? Estão a pensar que se o Joanes André sair, o governador será um de vocês aqui? Com as vossas 10ª, 12ª ou mesmo 13ª classe são quem nesse país? Um dia vão apanhar feitiço, tão cedo já querem lutar para tirar quem está no poder, vão apanhar feitiço, vocês. Quem quer ser director aqui? Quem dizer, ou se acha capacitado para dirigir, eu me demito agora. Com esses vossos comportamentos esse ano vão reprovar em massa. A partir de hoje quem tentar fazer mínima coisa sairá dessa escola, repito, ai de quem tentar”.

Leave a Reply