Vendedores do mercado do “sabadão” dizem estar em melhores condições e recusam-se regressar ao espaço do empresário Maya

Compartilhe

Mais de três mil feirantes que há mais de quatro anos vendem os seus produtos no conhecido “Mercado do Sabadão”, no município de Cacuaco, em Luanda denunciam que estão a ser coagidos pelo responsável do antigo mercado, no sentido de abandonarem o espaço para voltarem no lugar anterior.

Rádio Angola

O “Mercado do Sábado”, como também é conhecido, está localizado no Distrito Urbano de Caop-Velha, em Cacuaco e conta com uma gestão privada, pertencente ao “Grupo Manico Henda.

Os vendedores que se recusam abandonar o mercado que tem como prorietário Manico Henda, afirmam que o actual “Mercado do Sabadão” de Manico Henda oferece melhores condições de vendas e de higiene, ao contrário da “antiga praça do sábado”, gerido por um suposto empresário identificado apenas por Maya.

Para coagir os feirantes a sairem do mercado afecto ao grupo Manico Henda, onde os vendedores dizem que estão melhor acomodados, o alegado empresário usa agentes da Polícia Nacional e elementos ligados à fiscalização de Cacuaco, para forçar os vendedores a derir ao “mercado do senhor Maya”.

Na tarde desta terça-feira, 21 de Janeiro do ano em curso, um tumulto foi registado no “Mercado do Sabadão” entre efectivos da polícia e vendedores, devido a mais um acto que visava obrigar os vendedores deste mercado a irem para o “mercado do senhor Maya”.

Preocupados com a situação, os vendedores na sua maioria mulheres, sustentam que o novo mercado não oferece as mínimas condições de trabalhos: “A vendedora é livre, se quiser ir vai, mas não podem nos obrigar”, disse uma das vendedeiras, acrescentando que “lá não tem condições de trabalho e aqui estamos bem”.
Acusam os agentes da corporação de estarem a usar a força de forma desnecessária contra os vendedores.

O administrador do “Mercado do Sabadão”, Alfredo Bonifácio condenou o comportamento de muitos indivíduos, a quem apelida de bajuladores, que segundo ele, têm aparecido no local com o argumento segundo o qual “o mercado vai sair a mando da administração municipal de Cacuaco, quando na verdade são argumentos enganosos”. De acordo com Alfredo Bonifácio, são informações falsas que têrm por objectivo “sujar a imagem da gestão do mercado”.

A redacção da Rádio Angola tentou o contactou com a “equipa do empresário Maya”, mas sem sucesso.

Leave a Reply