“Vamos fazer a guerra. A Guerra é a única via para derrubar o MPLA”– Karl Mponda

Compartilhe

 

775795_ywnr0av8Karl Mponda é o fundador do partido armado, Movimento de Unidade Nacional (MUN), fundado em 2008. O MUN é a metamorfose do Partido Independente, fundado em 1997, com sede na Maianga, mas foi extinto pelo Tribunal Constitucional angolano.

Por actos persecutórios das autoridades angolanas contra os partidários da organização, o líder partiu para os EUA, onde criou este movimento armado. De acordo com as suas palavras expressas em entrevista, fará uma guerra de assalto e evasão, completamente diferente da UNITA, que cometeu inúmeros e incompreensíveis erros, entre os quais celebrar acordos com o regime e render-se.

Não tomaremos nenhuma cidade. Não criaremos bandas de música, menos ainda uma nova Jamba. Nós faremos uma guerra diferente para mudar Angola.

Talvez se tenha transformado em clichê, evocar a história como chave de compreensão da realidade presente de Angola. Mponda faz um recorte histórico para demonstrar porquê Angola está no estado actual. A sua análise começa desde 1975. “Não podemos esquecer a história para podermos evitar os mesmos erros”, disse Mponda. Prosseguiu dizendo que “o MPLA obriga-nos sempre a esquecer a história.” Leia mais

Acompanhe a seguir a entrevista completa concedida à Rádio Angola.

Perguntas e sugestões podem ser enviadas para [email protected]. A Rádio Angola – uma rádio sem fronteiras – é um dos projectos da Friends of Angola, onde as suas opiniões e sugestões são validas e respeitadas.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply