UNITA promete impugnar resultados eleitorais

Compartilhe

O partido do galo negro diz que vai recorrer ao Tribunal Constitucional nas vestes de Tribunal Eleitoral para impugnar os resultados saídos das Eleições Gerais de 23 de Agosto, cuja vitória é atribuída ao MPLA com maioria qualificada.

Fonte: Radio Angola

Gonçalves Vieira

A posição da UNITA foi manifestada publicamente nesta quinta-feira, 07/09 durante a leitura da declaração do Comité Permanente da Comissão Política pelo porta-voz do partido, Alcides Sakala num acto que contou a intervenção do líder da UNITA, Isaías Samakuva.

Na declaração, o partido fundado por Jonas Savimbi pensa que recorrer aos tribunais e a outras formas de luta democrática para defender a democracia e a soberania popular. Segundo o Comité Permanente da Comissão Política dos “maninhos” o partido reitera a sua disponibilidade para continuar a servir “como estuário da democracia e da verdade eleitoral da República de Angola”.

No documento, a UNITA apela aos seus membros, militantes, simpatizantes, amigos em particular e à todos os cidadãos angolanos em geral, para acompanharem a evolução da situação com calma e serenidade. O galo negro diz que não vai legitimar instituições resultantes de actos que violam “flagrantemente a Constituição e a Lei. Porém, tudo se fará nos marcos da Lei”.

A declaração da UNITA aponta igualmente outros problemas que na visão do partido liderado por Isaías Samakuva comprometeram a lisura e transparência do processo eleitoral.

No “rolo” das inquietações, o Comité Permanente da Comissão Política sublinha à “acentuada parcialidade e falta de isenção e transparência no funcionamento dos ógãos da Comissão Nacional Eleitoral e na conduta dos seus membros”.

Acompanhe aqui na página da Rádio Angola, a integra da Declaração da Comissão Permanente da Comissão Política da UNITA.