UNITA e CASA-CE em Benguela consideram oportuna realização das autarquias locais em todo país

Compartilhe

A UNITA e a Coligação CASA-CE entendem que, a implementação das autarquias locais em todos os municípios do país, poderá trazer benefícios e permitir o desenvolvimento das comunidades.

Faustino Dumbo | Lobito

Falando num fórum promovido na passada terça-feira, 17/09, na sala de conferência da “hospedaria Kanikiniki”, na cidade do Lobito, província de Benguela, pela Associação Construir a Paz (ACP), em parceria com a organização Friends of Angola (FoA), os políticos na oposição pensam que “uma das vantagens do processo será a participação dos cidadãos na escolha dos seus governantes”, disse o responsável da CASA-CE em Benguela, Martins Domingos.

Para o político da Coligação, ao serem votados pela população dos municípios, estes (governantes) terão maior responsabilidade com a gestão da coisa pública e a prestação de contas ao povo que o elegeu.

“O povo vota a quem bem conhece os seus problemas, ansiedade e tem compaixão para com o sofrimento do povo”, reforçou Martins Domingos, para quem “o dirigente eleito terá o interesse em resolver os problemas da comunidade e construir felicidade para todos”.

Já, o secretário da JURA no Lobito, Salia Sanjula, outro prelector da palestra que abordou sobre a importância das autarquias locais, cujas primeiras eleições devem acontecer no próximo ano, sustentou que as comunidades vão terno privilegio de ter um governo próprio e mais perto dos cidadãos, onde quem decide o que fazer é o cidadão.

Salia Sanjula esclareceu que é um tipo de governo em que, uma pessoa ou um grupo de pessoas, concentram o poder sobre uma “Nação”, acrescentando que “autarquia é quando o Estado tem total autonomia sobre si próprio, é auto-suficiente”.

Falou igualmente dos direitos consagrados na Constituição da República de Angola (CRA), que segundo o responsável da juventude do “galo negro” estabelece o direito à manifestação e a greve.

Sanjula advoga que, se os cidadãos não exercerem os seus direitos de acordo com a lei suprema do país, os governantes “vão continuar com estás brincadeiras como corrupção, usurpação de poderes e a impunidade, porque o povo não denúncia estes actos devido ao medo”, afirmou.

A Palestra sobre Autarquias Locais realizada na cidade do Lobito, província de Benguela é uma iniciativa da “Associação Construir a Paz”, em parceria e o apoio da organização não-governamental Friends of Angola (FoA), no âmbito da promoção da cidadania em Angola.

Leave a Reply