UNITA acusada de suspender programa radiofónico por falta de quadro capaz para debater com militante do MPLA

Compartilhe

Está suspenso desde o domingo, 5 de Julho, o programa “Angola e o Mundo em 7 Dias”, espaço de debate informativo da Rádio Despertar, que aborda os principais factos e protagonistas da semana, que vai ao ar todos os domingos das 13h00 às 15h00, noticia O Decreto.

“Boa tarde ilustres e convidados do Angola e o Mundo em 7 Dias, a Direcção da Rádio Despertar informa que, por razões técnicas não teremos o programa amanhã, e voltaremos a reiterar o convite brevemente. Obrigado”, esta foi a mensagem enviada aos convidados daquele espaço de opinião radiofónico.

Ordens de Nafoia

Segundo fontes do portal O Decreto, a orientação para o cancelamento do “Angola e o Mundo em 7 Dias”, resulta de uma contestação levantada pelo deputado da UNITA, Joaquim Nafoia.

A nossa fonte conta que, na passada quinta-feira, 02, Joaquim Nafoia “dirigiu-se” à direcção da Rádio Despertar, onde procurou “impor” ao director da emissora, Emanuel Malaquias, um novo formato para o debate, onde sugeriu nomes como de Sediangani Mbimbi, David Kissadila e o seu próprio, “exigindo” deste modo a retirada do nome do representante do MPLA, o sociólogo Aniceto Cunha.

O director Emanuel Malaquias, por sua vez, segundo a fonte que estamos a citar rejeitou tal “imposição”, fundamentando que, “está mais tempo na UNITA e sabe bem o quê é que a UNITA quer”.

De acordo com o Malaquias, caso o presidente do partido quiser baixar alguma orientação, bem que ligaria para si pessoalmente pelo que, não aceita a “imposição” de Joaquim Nafoia.

“Sou amigo do presidente a muito tempo, presidente me conhece bem e se tivesse que baixar alguma orientação ligaria para mim pessoalmente e mais, eu sei o que é que a UNITA quer, nós não podemos cometer os mesmos erros que o MPLA comete”, disse o director da Rádio Despertar.

Os lobby de Joaquim Nafoia

Não convencido com a posição do director do órgão, Joaquim Nafoia, lançou mão ao seu corredor de “lobby”, tendo influenciado Álvaro Chikwamanga Daniel, actual Secretário-Geral da UNITA e Marcial Dachala, Secretário para Comunicação e Marketing, estes que, referiu a fonte, “fizeram por portas e travessas, prevalecer a interferência do deputado Nafoia”, contou a fonte.

Joaquim Nafoia é um antigo militante do Partido de Renovação Social (PRS), envolvido em vários escândalos semelhantes.

Por exemplo, é atribuído ao político, o afastamento à força do actual deputado independente, Lindo Bernardo Tito. Na altura, Tito exercia o cargo de presidente do grupo parlamentar do PRS, que viu ser acusado de falsificação de um cheque sem cobertura, que, no entanto veio a se conhecer o verdadeiro autor anos mais tarde.

Segundo fontes do PRS, foi o próprio Joaquim Nafoia, que “falsificou e atribuiu ao Tito, tendo na altura contando com a colaboração directa Manuel Ribaia seu antigo adjunto”.

O Decreto contactou dirigentes da Rádio Despertar, que sem gravar entrevista confirmaram a discussão entre o Joaquim Nafoia e Emanuel Malaquias, director da estação emissora afecta ao maior partido na oposição em Angola.

Ouvido por este portal, o deputado Joaquim Nafoia negou tais acusações, alegando estar a sofrer “intrigas que têm por finalidade prejudicar sua reputação”.

Leave a Reply