Última hora: Activista angolano Nito Alves detido em Lisboa

Compartilhe

O activista angolano Manuel Chivonde Baptista Nito Alves foi detido na manhã desta sexta-feira, 26/06, pela polícia portuguesa quando protestava estava manha de fronte ao Consulado Geral de Angola, em Lisboa.

Segundo apurou o Club-K, por volta das 8h30 desta sexta-feira, o activista deslocou-se as instalações do consulado angolano em Alcântara, gritando e chamando nomes como “gatunos” e outros termos pejorativo contra o “staff” desta instituição como forma de protesto a duas funcionarias que há dois meses abriram lhe uma queixa de crime de calunia e difamação que decorre num dos tribunais de Lisboa.

Em reacção aos gritos que estaria a fazer, o consulado de Angola chamou a polícia municipal que o algemou levando para uma esquadra policial.

De acordo com antecedentes, já na quarta feira, o activista havia procedido da mesma forma de fronte ao consulado angolano tendo depois sido atendido por funcionário identificado por “Nicassio” que ouviu as suas reclamações.

Conhecido por integrar em Angola, o grupo dos chamados “15+2” que fora detido em 2015 na sequência de uma falsa acusação de golpe de Estado forjada pelo então PGR João Maria de Sousa, o activista Manuel Chivonde Baptista Nito Alves encontra-se em Portugal há mais de 12 meses.

No contacto anterior no consulado de Angola, o mesmo havia manifestado o interesse de regressar a Luanda tão logo que houvesse um voo humanitário, uma vez que segundo contou perdeu a sua carteira com os documentos pessoais pelo que necessita de apoio institucional por partes das autoridades consulares.

Em actualização

Leave a Reply