Trabalhadores da empresa americana Halliburton de braços cruzados por tempo indeterminado

Compartilhe

Mais de 700 trabalhadores da petrolífera americana Halliburton estão em greve por “tempo indeterminado”. Em causa estão os salários convertidos do dólar para o kwanza no câmbio de há cinco anos.

A companhia norte-americana Halliburton, é uma empresa de perfuração de poços de petróleo tendo paralisou as operações no dia 16 de dezembro, em resultado de uma greve nos blocos 0, 14 e 15, operados pela Chevron, bem como os 17 e 32, da Total.

Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias Petroquímicas e Metalúrgicas de Angola, João Ernesto Pedro, neste momento não há negociação: “já parámos, estamos em greve e nas negociações a direção não quer ouvir falar sobre a actualização do câmbio” disse.

O sindicalista, que lamenta a postura da direção da empresa em continuar a pagar salários convertidos do dólar para o kwanza no câmbio de há cinco anos, a posição do patronato traduz-se num “escândalo e uma roubalheira”.

O líder da Sipeqma questionou igualmente o silêncio das autoridades do país face aos “constantes atropelos à lei e aos direitos dos trabalhadores” por parte da petrolífera americana, adiantando que as operações estão paralisadas desde segunda-feira.

Entretanto, a direcção da empresa ainda não se pronunciou.

Leave a Reply