SINDICATO DOS JORNALISTAS ANGOLANOS SUSPENDE BOICOTE À ASSEMBLEIA NACIONAL

Compartilhe

Na manhã desta quarta-feira, 17, a direcção do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA) convocou a imprensa à sede da União dos Escritores Angolanos para informar sobre a decisão do recuo ao boicote ao parlamento.

Texto de Simão Hossi

Nos últimos dias, a classe representada pelo SJA tomou a decisão de estar de costas viradas à Assembleia Nacional como protesto aos mãos tratos que a casa das leis vinha adoptando para com os profissionais de comunicação social, ideia que tinha sido acolhida pela maioria dos membros da classe.

Teixeira Cândido, o secretário geral do sindicato, falando esta manhã aos jornalistas, disse que foi preciso muitos encontros com os grupos parlamentares e o responsável de comunicação do parlamento. Desde a última sessão que, fruto das informações prestadas pelos jornalistas de vários órgãos, públicos e privados, sobre as condições de cobertura das sessões parlamentares, o SJA tem feito advocacia no sentido da inversão do actual “status quo”.

Das várias diligências feitas, na terça-feita última o SJA foi recebido pelo secretário geral da Assembleia Nacional, Pedro de Neri, para os devidos esclarecimentos sobre os actuais moldes de cobertura parlamentar.

A direcção do SJA recebeu garantias sobre a cobertura das sessões parlamentares por parte dos jornalistas, que levaram à realização da conferência de imprensa hoje para a divulgação dos resultados alcançados nas negociações com o parlamento.

Leave a Reply