SIC NA MATALA ENCERRA CENTROS MÉDICOS E FARMÁCIAS ILEGAIS

Compartilhe

Uma equipa composta por agentes dos Serviços de Investigação Criminal e inspectores provinciais e municipais da Saúde realizaram hoje, 15, uma campanha de inspecção ao exercício da actividade médica e farmacêutica no município da Matala, província da Huíla.

Texto de Jesus Domingos | Matala

Segundo informações avançadas, estão em causa a falta de legalidade e as péssimas condições das estruturas, de tal modo que levou ao encerramento dos centros médicos do enfermeiro Cassule, no bairro Kabungula, da Família Jamba, no bairro Comandante Cowboy, e das farmácias Havemos de Voltar e a antiga farmácia Solução Tony.

Para João Baptista, os centros serviam para ajudar as pessoas próximas e ajudava o hospital municipal. “Lamento por isto ter acontecido, mas se é assim, o Estado deve dar condições e uma eficiência no atendimento público de saúde”, disse.

Joaquim Cativa, paciente encontrado no posto médico Família Jamba, disse: “Estávamos aqui muito bem, e de repente veio a ordem e levaram todos os materiais”. Adriano Joaquim lamentou o sucedido e apela ao governo local a um diálogo “porque esses centros permitiam um bom funcionamento e melhoramento da saúde pública na Matala, mas claro que queremos uma organização”.

A Nossa equipa de reportagem teve informações de que apenas três centros médicos na Matala são legais, nomeadamente, Amém, Matchik e Longa Vida. As farmácias Solução Tony, Real, Horizonte, Esperança Popular, e Chave são as se encontram legais no município.

Leave a Reply