SIC abre “processo de averiguação” contra chefe do gabinete de João Lourenço

Compartilhe

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) avançou com um “processo de averiguação” para apurar alegadas denuncias de branqueamento de capitais envolvendo a empresa EMFC Consulting, detida pelo chefe do gabinete do Presidente da República, Eldetrudes Maurício Fernandes Gaspar da Costa, noticia o Club-K.

A abertura do chamado “processo de averiguação”, foi encorajada por uma denuncia foi formalizada no dia 9 de Julho do corrente ano, na qual o queixoso alega que a EMFC Consulting terá incorrido na pratica de “ocultação de valores não declarados e que deveriam ser revelados a administração tributaria, quanto ao pagamento de imposto industrial, referente aos exercícios económicos dos anos de 2017, 2018, e 2019, no âmbito da lei no 19/2014 de 22 de Outubro, tendo em conta o volume de facturação, bem como operações bancarias suspeitas de branqueamento de capitais que evidenciam factos de natureza económica”.

“Perante aos factos acima descritos, que indiciam existir praticas criminais, pelo que, ouso propor salvo decisão Superior em contrario, abertura do competente processo de averiguação, solicitando desde já o extracto de conta corrente da respectiva repartição Fiscal de Finanças e outras diligencias de interesse investigativo, com vista apurar a veracidade dos factos”, lê-se no oficio 145/01/10/DCCESP/20, que o Club-K teve acesso.

No dia seguinte o director da direcção de combate aos crimes econômicos e contra a saúde publica do Serviço de Investigação Criminal, comissário Soares Dalla, remeteu o oficio N131/01.02/DCCESP/2020, ao Guine Único de Empresa solicitando os documentos da constituição da EMFC Consulting.

A EMFC Consulting foi constituída no dia 9 de Outubro de 2015 estado em nome de quatro “testas de ferro”, nomeadamente, Eva Mareni Pimentel Nelumba Baio, Liliana Madalena João Machado, Eurico Paz Costa, e Josimbar Emerson dos Santos de Almeida. No dia 25 do mesmo mês, estes quatros “testas de ferro” que trabalham como advogados emitiram uma procuração irrevogável a favor de Edeltrudes Maurício Fernandes Gaspar da Costa.

A TVI de Portugal reportou esta semana, uma reportagem relatando como esta empresa do director do gabinete do Chefe de Estado angolano facturou milhões com negócios com o Estado. A EMFC Consulting tem contratos com a estatal SODIAM, empresas do sector da Energia, e presentemente está envolvida nas obras de modernização do novo Aeroporto Internacional de Luanda.

Leave a Reply