Rio Catumbela transborda e “engole” casas de populares e esquadra policial

Compartilhe

Várias residências, incluindo uma esquadra policial no município de Catumbela, província de Benguela, estão submersas em conseqüência do transbordo do rio Catumbela, águas, para além de inundar como habitações, destruíram mesma plantações de camponeses.

Eduardo Ngumbe Benguela

De acordo com os populares ouvidos no local pela Rádio Angola , tudo acontece devido ao aumento caudal do rio Catumbela, que em funções das luvas constantes que causam muita intensidade no interior da província de Benguela.

Para os habitantes da Vila de Catumbela, uma “fúria” das águas do rio Catumbela, é aliada à “exploração exponencial de inertes”, principalmente areia nas margens do mesmo rio. “Nas primeiras horas do dia de ontem, o rio não aguenta e transborda tendo deixado submersas várias residências”, disse um dos moradores.

Para além das residências dos cidadãos que ficaram afetadas, muitas instituições públicas e privadas, também não foram atingidas pelas correntes do rio Catumbela.

Na rodovia efetivada pela Rádio Angola , empresas estatais e propriedades privadas na Vila da Catumbela e arredores foram invadidas por águas, incluindo uma Esquadra Policial na Praia da Bebé, um escassos metros das instalações da administração.

Os moradores afirmam como águas romperam ou “fragilizado” dique “porque as pessoas estavam ao longo do tempo se aposentando como pedras para construção de suas casas e não apenas”. Na Rádio Angola, os municípios lembraram que, “os construtores e os órgãos da administração local, foram alertados para a não construção da Esquadra, na zona próxima ao rio, mas ouviram comerciantes”, lamentaram os populares.

Leave a Reply