REPÓRTER ESPANCADO POR AGENTES DA POLÍCIA NACIONAL NO ZANGO

Compartilhe

O repórter comunitário da Rádio Angola Pedro Gonga foi hoje espancado por dois agentes da Polícia Nacional nos arredores do Zango, defronte ao supermercado Alimenta Angola.

Texto de Rádio Angola

A agressão física ocorreu no final da tarde de hoje, às 18H, depois de o repórter ter intercedido à acção de confisco ilegal dos produtos que uma senhora vendia à paragem dos candongueiros do Alimenta-Angola, sentido Benfica-Cacuaco. Pedro Gonga garante que apenas pediu aos agentes que informassem a vendedora para qual esquadra estavam a levar o negócio.

“Lembro que disse: ´senhores agentes, penso que seria correcto informarem a senhora para onde irão levar o negócio para, posteriormente, ela ir ao vosso encontro no sentido de ter de volta o negócio, se é que aceitem dar mesmo de volta´”, recordou.

Essas palavras foram suficientes para os agentes principiarem com pontapés, socos e bofetadas em plena luz do dia. Os mesmos estavam sem o Número de Identificação Pessoal (NIP), pelo que o repórter não conseguiu identifica-los, muito menos sabe a esquadra em que estão destacados.

Enquanto batiam-lhe questionavam: “Quem é você para se meter nos assuntos da polícia?”, e Pedro respondia que “sou apenas um cidadão comum”. A agressão continuava com um aviso: “Se continuares a mandar boca vou te algemar e te levar para esquadra”. E assim foi deixado estatelado sob o chão perante os olhares impávidos dos que passavam, outros que aguardavam por candongueiro e ainda as vendedoras.

Pedro Gonga queria ir logo à esquadra fazer uma queixa, mesmo sem crer numa responsabilização dos agentes, a começar pela falta de identificação e depois pela auto-protecção. Mas rapidamente começou a sentir o efeito dos golpes sofridos, principalmente uma dor forte no peito esmurrado.

Em tom irónico, tentando disfarçar as dores, Pedro disse: “Viva a nossa polícia. É assim que eles garantem a ordem a tranquilidade no pacato cidadão”.

Leave a Reply