Repatriamento de capitais falhou, dizem analistas angolanos

Compartilhe

Por VOA

O programa de repatriamento de capitais do presidente João Lourenço não produziu até agora quaisquer resultados, disseram analistas angolanos.

O programa visava incentivar aqueles que levaram ilegalmente fundos para fora do país a devolverem o dinheiro ou outros bens dentro de um determinado prazo com a promessa de não serem acusados de qualquer crime. Findo esse prazo iniciar-se-ia um processo de repatriamento compulsivo.

O economista Horácio Rodrigues disse que o programa falhou-

“Não há resultado. Ofcialmente não há dados para que se possa mensurar ou seja o placar é zero”, disse

Rodrigues apela a uma maior dinamica do João Lourenço para que possa e responsabilizar quem realmente prevericou.

“Como proposta entendo que devem ser convocados sem excepçãoe sem escolha de quem quer que seja, todas as pessoas que estejam implicadas no processo de apropriação ilícita de recursos de Estado e lhes seja despoletado um processo crime interno e depois de forma externa”, acrescentou..

Para o jurista Manuel Pinheiro a operação ainda não deu qualquer resultado pelo facto de não haver comunicaçãopor parte do governo.

“Não pode haver resultado porque toda operação é secreta e as autoridades ainda não fizeram qualquer balanço sobre o repatriamento”, disse.

O tambem advogado diz esperar alguma informação do presidente da Republica no seu discurso sobre o estado da nação a ser proferido no dia 15 deste mes, na assembleia Nacional.

Já o historiador Fernando Sakuala, entende que a falta de informação sobre o repatrimaneto de capitaiastornou o programa segredo de estado

Leave a Reply