RAVINAS ENGOLEM A VILA DIAMANTÍFERA DE CAFUNFO

Compartilhe

A população que reside na Vila diamantífera de Cafunfo, município do Cuango, província da Lunda-Norte, diz que está a ser devastada pela “fúria” das ravinas que há mais de cinco anos têm destruído residências e outras infraestruturas como cantinas, farmácias e igrejas

Texto de Rádio Angola

Foto de Friends of Angola, Lunda-Norte

As ravinas de aproximadamente 100 metros de largura que estão a progredir com alguma celeridade ao interior da Vila diamantífera de Cafunfo, com rasto de destruição, já deitou abaixo, segundos os moradores, centenas de casas, colocando ao relento várias famílias.

A população diz não entender o silêncio e a passividade do governo provincial da Lunda-Norte e da administração municipal do Cuango porque “não dão sinais para travar” a progressão das erosões e estancar as mesmas.

Foto de Friends of Angola, Lunda-Norte

Os habitantes daquela parcela do território nacional clamam também pelo saneamento básico e solicitam para já que a administração local tome conta da situação na recolha do “lixo espalhado por tudo quanto é canto de Cafunfo”.

Os munícipes de Cafunfo acusam ainda o governador da província da Lunda-Norte, Ernesto Muangala, de nada fazer para resolver os problemas básicos da população.

“Ele só vem roubar a riqueza dos diamantes e mais nada está a fazer para cumprir com as promessas que fez de que tornaria a Lunda-Norte brilhante como o diamante”, acusam.

Oiça aqui as declarações dos habitantes de Cafunfo, cuja Vila está a ser destruída pelas ravinas.

Leave a Reply