RAP COMO FORMA DE RESGATE HISTÓRICO DO 27 DE MAIO 1977 É ABORDADO EM REVISTA CIENTÍFICA BRASILEIRA

Compartilhe

A revista científica brasileira Convergência Crítica publicou um artigo em que mostra como o rap resgata a memória da chacina do 27 de maio de 1977. O trabalho é uma publicação do jornalista brasileiro Carlos Guerra Júnior, conhecido também como Mossoró.

O artigo analisa como uma manifestação artística de reflexão e quebra do silenciamento, realiza um resgate histórico para a população, uma vez que essa chacina é pouco falada nos meios de comunicação locais, bem como invisibilizada também na educação formal.

Esse artigo também mostra como a música é historicamente um meio de resistência em Angola, apresentando o papel dos músicos na luta anti-colonial em Angola. Depois disso, aborda a chacina do dia 27 de maio de 1977 e destaca o papel dos músicos Artur Nunes, Urbano de Castro e David Zé, que foram mortos nessa época. Por fim, contextualiza como o rap é uma forma de resgate histórico, apresentando as letras que abordam sobre o 27 de maio de 1977 e analisando o conteúdo dessas contribuições artísticas.

Confira o link abaixo, para baixar o pdf completo:

http://www.periodicoshumanas.uff.br/convergenciacritica/article/view/2884

Leave a Reply