RAFAEL MARQUES: ISABEL DOS SANTOS “ATACA” SODIAM E LUNDAS CONTINUAM NA MISÉRIA EXTREMA

Compartilhe

Em entrevista, o conhecido activista e jornalista Rafael Marques de Morais comentou a parceria da SODIAM, empresa que detém a exclusividade da comercialização de diamantes em Angola, com Isabel dos Santos.

“Uma empresa pública cuja administração é nomeada e exonerada pelo presidente da República e que só pode agir em função de uma política traçada pelo próprio presidente da República, logo, a SODIAM não poderia ter feito uma parceria com Isabel dos Santos sem a autorização do [pai-presidente]”, disse Rafael Marques.

Com a parceria, os diamantes angolanos são todos canalizados para a empresa De Grisogono, de Isabel dos Santos e Sindika Dokolo, localizada na Suíça.

“E não há um retorno público para os cofres do Estado angolano. Um negócio de um bilhão de dólares anuais. Essas receitas não são contabilizadas de forma transparente para os cofres do Estado”, realçou.  

A dramática situação dos povos que vivem nas províncias Lunda Sul e Norte, onde os Direitos Humanos são permanentemente violados em que os habitantes das localidades se encontram numa miséria extrema. Rafael Marques de Morais destacou essa realidade ao frisar que, para além do conflito diamantífero, “até mesmo as terras para agricultura de subsistência das comunidades locais têm sido espoliadas” arbitrariamente.

“E vemos os diamantes explorados nessa região beneficiarem exclusivamente não o Estado angolano mas Isabel dos Santos e outros operadores [próximos] ao presidente da República”, disse.

Questionado sobre o que pensa ser as razões para que as autoridades angolanas nada façam, Rafael Marques esclareceu que “as autoridades angolanas não fecham os olhos a este tipo de ilegalidades”. No caso em concreto, “o presidente da República, que detém o poder absoluto, é o principal promotor e beneficiário, e a sua família, da pilhagem dos recursos do Estado angolano”.

“Logo, não está a fechar os olhos porque os olhos estão bem abertos a saquear o país”, reforçou.

Em reacção às denúncias feitas aos cleptocratas angolanos, Sindika Dokolo, genro de José Eduardo dos Santos, disse recentemente que os africanos têm todo o direito de serem ricos e que as denúncias são uma questão de inveja.

Porém, segundo investigações do jornalista e activista, os investimentos levados a cabo por Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos, são feitos na qualidade de dinamarquês e não enquanto congolês. Ou seja, a riqueza que tem sido acumulada é como indivíduo europeu e não africano.

“Portanto, ele faz-lho como cidadão europeu para beneficiar das vantagens mas depois, quando tem de se justificar, assume-se como africano. É uma situação de hipocrisia”, caracterizou.