Rádio Namibe acusada de “censurar” deputado na oposição por “ordens superiores”

Compartilhe

A Rádio Namibe está a ser criticada naquela parcela do país de supostamente ter “obedecido a ordens superiores”, que terá resultado na “censura” do deputado Sampaio Mucanda, para que os cidadãos não ouvissem a verdadeira versão dos agricultores do Bentiaba.

Rádio Angola

Segundo o deputado à Assembleia Nacional, o “regime a nível local, depois de ter se apercebido que o conteúdo da conferência de imprensa do deputado Sampaio Mucanda iria comprometer os Deputados do MPLA, o Delegado Provincial do MININT e o Governo Provincial, baixou uma orientação para não divulgar a versão do deputado da Mucanda e dos agricultores”.

Sampaio Mucanda que lamenta a situação, condena a “postura” da Rádio Namibe, uma “instituição pública que funciona através dos recursos financeiros vindos do Orçamento Geral do Estado (nossos impostos e não só) censurar arquivar por completo toda informação da sua Conferência de Imprensa com o propósito de manter a versão falsa dos deputados do MPLA e do Delegado Provincial do Ministério do Interior (MININT)”, que na sua visão “demonstra falta de humanismo, sensibilidade, amor ao próximo com os agricultores, que neste momento enfrentam grandes dificuldades para alimentarem as suas famílias”.

Diante do cenário da emissora estatal, o político na oposição afirmou que o órgão “favoreceu os deputados do MPLA em detrimento ou discriminando o deputado Sampaio Mucanda por ser da oposição e na conferência de iprensa com os agricultores do Bentiaba terem desmentido os deputados do MPLA e Delegado Provincial do MININT”.

O deputado sem vínculo a uma bancada parlamentar garantiu que, nos próximos dias vai escrever à direcção da Rádio Namibe, Direcção Provincial da Comunicação Social, ao Governador Provincial Archer Mangueira bem como à ERCA (Entidade Reguladora da Comunicação Social Angolana) sobre a censura e arquivamento total da sua informação pela Rádio Namibe, que para ele “cumpriu ordens superiores”.

Sampaio entende que a Rádio Namibe devia tratar os cinco deputados do Círculo Eleitoral Provincial do Namibe de igual modo e as intervenções destes de forma imparcial, pois “todos eles representam os cidadãos angolanos e os namibenses em particular”.

O parlamentar sublinhou que, “não se pode admitir ou aceitar de ânimo leve, que as ordens superiores continuem a imperar na província do Namibe para submeter, subjugar ou tornar subservientes as instituições públicas para discriminar quem pensa diferente”, pois, no seu entendimento, ” o confronto de ideias feita na base da harmonia é a saúde das sociedades democráticas e gera o desenvolvimento”.

“A Rádio Namibe deve estar ao serviço da Nação respeitando escrupulosamente o Estado democrático de direito, informando única e exclusivamente com imparcialidade e respeitando o direito do contraditório”, disse.

Leave a Reply