Rádio Cuango: Emissão de notícias locais “depende da vontade” do Governador Ernesto Muangala

Compartilhe

A Rádio Cuango que emite na frequência 90.2 FM, afecto ao grupo Rádio Nacional de Angola – (RNA Dundo), cujo sinal foi suspenso momentos depois da sua inauguração em 2014, tendo retomada a emissão no presente ano, não transmite notícias locais, ficando dependente apenas dos conteúdos que são produzidos e emitidos a partir do Dundo, pela emissora provincial.

Jordan Muacabinza | Cafunfo

Fontes deste portal que acompanham de perto o processo revelaram que, a produção e a emissão de matérias noticiosas e não só, que afectam directamente à população de Cafunfo e Cuango, está dependente da “orientação superior” do governador da província da Lunda-Norte, Ernesto Muangala.

As fontes deste portal lembraram que, a semelhança do que ocorreu a quando da suspensão do sinal da Rádio Cuango, pelo titular da província, que teria “orientado” ao seu encerramento pelo facto de, na altura, a emissora estatal ter tocado num dos seus programas, uma das músicas de intervenção social do repper angolano “Brigadeiro 10 Pacotes”, cujo conteúdo lançava “duras” criticas à governação do então Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

Este facto tem deixado “insatisfeito” as populações, que afirmam não entenderem as motivações dos governantes da província da Lunda-Norte, que para os populares, não estão alinhados ao “novo contexto” que o país está a viver com a liderança do Presidente da República, João Lourenço.

A jovem Dulce Francisco, por exemplo, lamentou que, o “comportamento do governador Ernesto Muangala, dá a percepção de que o Cuango é sua propriedade”. “É facto que nos estranha muito, mantendo os mesmos métodos Eduardistas”, lamentou.

A população local entende que, não basta apenas a reabertura do sinal da estação emissora “por meio da FM”, pois a sua capacidade e qualidade, segundo eles, permite a emissão de notícias locais “sem a dependência da Rádio Dundo”.

Na visão dos habitantes do Cuango, o funcionamento ou o encerramento de uma rádio pública não pode depender da “vontade” do governador Ernesto Muangala, mas sim, do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.

“O que se nota aqui, a Rádio Cuango, depende do senhor regedor Muangala, facto que tem deixado a população muito desconfiada de que é propriedade do governador e não um meio de utilidade pública”, disse um dos cidadãos, que apela a intervenção do Titular do Poder Executivo, João Lourenço, por ser um “bem público e não do partido no poder”.

Segundo as lamentações dos populares, a região “já não recebe o sinal” aberto dos dois canais da Televisão Publica de Angola (TPA 1 e 2) e da Rádio Nacional de Angola (RNA), o que para os moradores de Cafunfo e Cuango, a ausência desses dois órgãos de difusão massiva, resulta daquilo que consideram de “má governação” de Ernesto Muangala, há mais de 12 anos na gestão da província da Lunda-Norte.

“São mais de 12 anos e não mudou nesta parcela do país”, disse outro munícipe, para quem “Ernesto Muangala continua com os mesmos métodos do antigo reinado de José Eduardo dos Santos”.

Os moradores pensam que, com a emissão de notícias locais, as comunidades teriam programas de proximidade do cidadão, já que se trata de um meio educativo, apontado que, com o cenário da pandemia da COVID-19, que surpreendeu o município do Cuango, a programação local da Rádio Cuango serviria para uma melhor sensibilização da população na luta contra à pandemia.

Ouvidos pela nossa reportagem, os jovens que preferiram o anonimato apontam o governador provincial supostamente ser o “autor moral” pela não autorização da emissão de notícias locais.

Uma fonte do Governo Provincial da Lunda-Norte confidenciou a este portal que, a “não permissão de uma programação local com espaços informativos, resulta da situação sócio-política da região, que não favorece ao MPLA – partido no poder há mais de 40 anos”.

Entretanto, a 17 de Julho último, Ernesto Muangala esteve em Cafunfo no lançamento da pedra para a construção do Instituto Médio de Saúde, no bairro Mukene (Gika Ngonga Babi), tendo na ocasião visitado a estação emissor em causa, garantindo que, a partir do próximo mês de Setembro do ano em curso, a Rádio Cuango vai passar a emitir a programação local sem depender da emissora do Dundo.

A população diz que “não acredita nas promessas falaciosas do velho ditador, cujo seu propósito é para manter a sua imagem bem posicionada na fotografia do município do Cuango e do presidente da República, entretanto aguardamos ver, ver para crer se em Setembro a mesma irá transmitir notícias locais”, afirmou uma das jovens.

Leave a Reply