RA: “A prisão com os 15 foi uma Universidade”, afirma Albano Bingo

Compartilhe

775795_txh1mednRádio Angola (RA): Numa altura em que, aproxima-se a recta final do julgamento, a RA, ouviu um dos réus do caso 15+2. Durante a entrevista, entre muitos aspectos, Bingo fala sobre as dificuldades de acesso à alimentação. Tais dificuldades, resultam do facto de viver sem a sua família. “Cheguei a passar dois dias de fome”, afirmou ao nosso microfone.

Apesar de tudo, não me arrependo de nada. Passados os dois dias de fome, solicitei ajuda de algumas personalidades. Umas prometeram, mas não honram, mas outras fizeram questão de ajudar como foi o caso do Advogado David Mendes, o activista Osvaldo Walessa e a bancada parlamentar da UNITA.

Questionado sobre a data exacta do fim do julgamento, disse: “este é um filme, cujo fim, nem o realizador sabe o momento em que terminará. JES trata este país como se de uma fazenda se tratasse, e nós somos bois que ele pode matar quando quiser, tal como aconteceu com Cassule e Camulingue”

Bingo falou também sobre a sua convivência com os demais réus. Diz que aprendeu bastante com todos e que a companhia dos outros e tudo que passaram na prisão, faz dele a pessoa que é hoje.

“Orgulho-me muito de estar entre os 15. A prisão foi como uma grande universidade. Apreendi muito com os outros”, continuou.

Ao terminar a entrevista, deixou a seguinte recomendação aos angolanos: “temos que lutar, para que não sejamos responsabilizados por outras gerações”.

Entrevista conduzida por Pedro Gonga
Perguntas e sugestões podem ser enviadas para [email protected]. A Rádio Angola – uma rádio sem fronteiras – é um dos projectos da Friends of Angola, onde as suas opiniões e sugestões são validas e respeitadas.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply