QUAIS SÃO OS PROBLEMAS DO LIVRO ENSABOADO & ENXAGUADO!?

Compartilhe

Para começar, o livro não tem o mais remoto critério de organização (para além de não obedecer a critérios básicos de investigação científica): os supostos “erros” são encadeados caoticamente, um após o outro, sem nenhuma distribuição baseada em tipos de “erros” (ortográficos, fonéticos, sintácticos, morfológicos).

Texto de Alberto Sebastião “Littera-Lu”

Em seguida, tenta ensinar coisas perfeitamente inúteis, mas cometendo erros de base, erros que somente um curioso da língua, amador, desconhecedor, simplesmente comete/cometeria, nomeadamente: o uso inadequado da vírgula, a separação do sujeito e do predicado por vírgula, a separação do verbo do seu complemento, erros de transcrição fonética, a ausência de bibliografia, o uso de inicial minúscula, erros de acentuação e de ortografia, etc.

Para José Carlos de Almeida, o verbo lagrimar não existe; abuzinar é erro; pinha não existe; frauda não existe; xotar é erro; etc. Na verdade, todas palavras que se fez menção anteriormente, em português, existem e não são erros. Nós, como professores, muitas vezes já fomos postos ‘à’ parede por provar o contrário daquilo que José Carlos de Almeida defende no livro dele.

Mas o pior de tudo é a enxurrada de expressões preconceituosas que inundam o livro de ponta a ponta:

“Que absurdo. Esse erro deve ser corrigido”; ” Como é possível um falante (…) “; “É autêntico lixo linguístico (…)”; “Não se deixem influenciar por jornalistas e falantes renomados. Há erros que não são aceitáveis”; etc.

E quando José Carlos de Almeida, autor do Ensaboado, é questionado ou criticado, responde da seguinte maneira:

“Os críticos cansar-se-ão em apontar aspectos negativos ao meu livro.

Se quiser que um dos seus amigos, por exemplo, tenha mais domínio da língua portuguesa, falada escrita, tem o livro «ENSABOADO & ENXAGUADO. Caro «Irmão na Língua», se, dentro do mesmo tema, encontrar, em Angola, um livro melhor do que o «Ensaboado & Enxaguado», ofereço-lhe uma caixa com 72 exemplares. O senhor é linguista. Assim, exorto-o a escrever um livro sobre o assunto. Contudo, não imite a metodologia do «Ensaboado & Enxaguado», que é um livro inédito em relação à sua estrutura.”

Como é fácil concluir, o livro Ensaboado & Enxaguado está repleto de erros — erros de descrição dos fenómenos linguísticos e, sobretudo, erros de conduta: preconceituosa e nada ética. Podemos dizer, portanto, usando as palavras do próprio José Carlos de Almeida (p.63), que se trata de “ autêntico lixo linguístico”.

Leave a Reply