“Presidente João Lourenço orientou governos provinciais a despedirem funcionários públicos conotados com Movimento Protectorado”, denuncia Zeca Mutchima

Compartilhe

O líder do auto-denominado Movimento Protectorado Lunda-Tchokwé, José Zeca Mutichima denuncia que o Presidente da República, João Lourenço, terá baixado orientações por escrito aos Governos Provinciais com vista ao despedimento de todos os funcionários públicos supostamente com ligações ao “protectorado”.

Rádio Angola

Em declarações à Rádio Angola, José Zeca Mutchima que lidera a organização que há anos luta pela autonomia administrativa e financeira da região rica em diamantes, disse que tem informações “fidedignas” da alegada orientação que visa a demissão em toda região lunda (Lunda-Norte, Lunda-Sul, Moxico e Kuando-Kubango) de todos quantos considerados membros do “Movimento Protectorado Lunda-Tchokwe”.

Para José Zeca Mutchima, a acontecer o Presidente da República e o partido governante, estariam a violar a Constituição da República, por considerar que o trabalho é um direito imposto pela lei suprema do país, e que nenhum cidadão pode ser prejudicado devido a sua escolha.

Esta atitude, segundo o responsável do protectorado, denota que o MPLA “não tem soluções para as lundas” e assegura que “não é que acções radicais” que o partido no poder vai conseguir travar a onda da população que reivindica pelos seus direitos.

Na visão de Zeca Mutchima, a solução passa pelo diálogo entre o Governo Central e o Movimento Protectorado Lunda-Tchokwé.

“Querem fazer retaliação só porque os elementos que invadiram a cadeia são das lundas, mas não pertencem ao protectorado”, disse.

Na entrevista concedida a este portal, José Zeca Mutchima afirmou que os três elementos que se encontram detidos na sequência do tumulto da semana passada que resultou em cinco mortos, estão a ser torturados na cadeia e forçados a dizer que fazem parte do “Movimento Protectorado Lunda-Tchokwé”.

De acordo com o Mutchima, a intenção das autoridades angolanas é incriminar o líder do “protectorado”, ao “obrigarem” os detidos a admitirem que foram orientados pelo José Zeca Mutchima.

Oiça aqui na página da Rádio Angola os pronunciamentos de Zeca Mutchima:

Leave a Reply