Presidente do MEA dedica diploma de mérito das Universidades Pontifícias de Roma às crianças “excluídas” de ensino Angola

Compartilhe

O activista social e líder do Movimento de Estudantes Angolanos (MEA), Francisco Teixeira foi distinguido pela Assembleia Suprema de estudantes das Universidades Pontifícias e Católicas de Roma, como uma das figuras de destaque entre os jovens activistas angolanos no ano de 2020.

Rádio Angola

Francisco Teixeira, que há vários anos luta contra aquilo a que considera ser “más políticas” do Executivo do MPLA para o sector da educação em Angola, disse a este portal que o reconhecimento internacional demonstra o valor do trabalho que o Movimento de Estudantes Angolanos tem desenvolvido desde a sua criação em prol de uma educação de qualidade no país.

“Estamos satisfeitos com este prémio internacional, o que vem reconhecer o árduo trabalho que estamos a desenvolver na defesa dos direitos dos estudantes angolanos”, afirmou.

O presidente do Movimento de Estudantes Angolanos (MEA) garante que a sua organização vai continuar a lutar por uma educação de qualidade onde cabem todos.

Francisco Teixeira sustentou que em Angola existem mais de três milhões de crianças fora do sistema normal de ensino, pelo que, dedica este reconhecimento das Universidades Pontifícias de Roma, em Itália, a estas crianças “excluídas do ensino” bem como as que “estudam em escolas sem carteiras, sem casas de banho, debaixo das árvores e outros condicionalismos”.

O activista pensa que o “prémio” vem dar mais forças a si e à organização que dirige “para continuar a pressionar o Estado para melhorias das condições das escolas públicas, e cumprimento das recomendações da UNESCO e parceiros internacionais”.

“Este prémio não é meu, é de todos os membros do Movimento Estudantil Angolano espalhado em todo país e fora dele, é de todos que acreditam na força do MEA”, finalizou o activista.

De referir que, para além do activista Francisco Teixeira, às Universidades Pontifícias e Católicas de Roma, Itália, atribuíram diploma de mérito a várias personalidades angolanas e instituições.

O Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior foi distinguido com o galardão, político do ano 2020 assim como dois outros partidários do “Galo Negro”, nomeadamente os deputados, Adriano Sapiñala e Nelito Ekuikui.

Na categoria de activistas do ano, merecem igualmente reconhecimento, entre vários, os activistas Benedito Jeremias “Dito Dalí”, Hitler Samussugo, Ginga Savimbi.

Leave a Reply