Presidente da UNITA afirma: “Estado angolano faliu e encontra-se numa situação delicada”

Compartilhe

Em réplica ao discurso à Nação, transmitido pelo Presidente da República, João Lourenço, no dia 16 de Outubro, na Assembleia Nacional na abertura da I sessão legislativa, da IV legislatura, o líder da UNITA disse que o estado actual da Nação angolana “é dramático e complexo, porque como já temos dito faliu e encontra-se numa situação delicada”.

Fonte: Radio Angola

Gonçalves Vieira

Num discurso de 45 minutos, o presidente da UNITA desafiou o chefe de Estado João Lourenço, a materializar ao que consta no seu discurso sobre o Estado da Nação. Depois de 38 anos, disse Isaías Samakuva, “o país tem um novo Presidente da República cujo discurso nos leva a criar novas expectativas e, por isso, a dar-lhe algum benefício de dúvida”.

O líder do “Galo Negro” asseverou que João Lourenço e o seu partido MPLA, diz que foi que foi leito para “corrigir o que está mal”, mas de acordo com Isaías Samakuva, “ainda não nos disse como vai alargar a sua autoridade limitada pelos estatutos do seu partido a que está vinculado nem como vai poder fazê-o com uma constituição atípica, feita para satisfazer os anseios do Presidente anterior”.

Na sua mensagem, o presidente da UNITA abordou várias questões, entre as quais, a “despartidarizar do Estado”, que ele, “implica despartidarizar a justiça”, acrescentando que é necessário tirar a Procuradoria-Geral da República da dependência do Presidente da República, bem como tirar a gestão financeira dos Tribunais e do Ministério Público da dependência do Executivo.

“Implica não condicionar a nomeação dos juízes à composição do parlamento, tornar os juízes vitalícios e garantir-lhes um quadro remuneratório e de regalias digno e competitivo em relação a todos os altos cargos no sector público e privado”.

Isaías Samakuva afirmou na mesma ocasião que a convicção do seu partido, a corrupção em Angola, foi supostamente concebida e é alimentada pelo Partido-estado como instrumento de manutenção e controlo do poder real. “Por isso ela penetrou nas entranhas dos órgãos do Estado. O seu combate exige, por isso, medidas originais, ousadas e efectivas”, disse.

Acompanhe aqui na página da Rádio Angola, o discurso completo do Presidente da UNITA, Isaías Samakuva: