Presidente da União Nordeste Igreja Adventista quer criar Rádio e Instituto Superior em Luanda

Compartilhe

Oiça aqui:
A criação de uma estação de rádio e um Instituto Superior na capital do país, consta entre as prioridades da nova direcção da União Nordeste Angolana Adventista do Sétimo Dia, eleita recentemente em assembleia geral, pela Divisão África Austral, para um mandato de cinco anos.

Fonte: Rádio Angola

A nova liderança da UNA é composta pelos pastores Teixeira Mateus Vinte, Presidente, Osvaldo Vunge, Secretário Executivo e Baurns Sibanda, Administrador Financeiro.

A cerimónia de tomada de posse decorreu na Igreja Central de Luanda, diante de centenas de fiéis adventistas, membros do Governo e representantes de outras confissões religiosas, que observaram rigorosamente as medidas de biossegurança.

O presidente cessante da organização que tem o sábado como dia de culto, Justino Paulo, que durante quatro anos, liderou a União Nordeste Angolana dos Adventistas do Sétimo Dia, considerou positivo o trabalho desenvolvido e espera que a nova direcção leve avante a missão evangelística.

“A igreja é um movimento que tem como a missão a evangelização e creio que a nova liderança vai bem guiar o que está à nossa frente, pelo que vamos orando para que o Senhor esteja com ele, pois os nossos projectos são guiados por Deus”, disse o pastor Justino Paulo.

Para o pastor Justino Paulo, o que não foi possível concretizar ao longo do seu mandato findo, espera que a actual direcção “continue com os projectos, uma vez que o trabalho é vasto”, tendo reconhecido que “não teremos efectuado o trabalho a cem por cento, porque a nossa actividade, na realidade é muito dinâmica e, não vemos ninguém sair da nossa obra com 100% de trabalho feito”, frisou.

Por sua vez, o novo Presidente da União Nordeste Angolana Adventista do Sétimo Dia, Teixeira Mateus Vinte, 44 anos, disse à imprensa que a sua congregação está unida e mantém o seu foco virado à proclamação do evangelho de Cristo, sem, no entanto colocar de fora o bem estar social das pessoas.

“A igreja mantém o seu foco principal, que é evangelizador”, sustentou o líder religioso, para quem “a IASD está unida, firme, forte como sempre esteve e como nunca”.

Para o pastor Teixeira Vinte, “o que aconteceu foi um acto administrativo rotativo, pois hoje sou o líder desta igreja a nível da União Nordeste de Angola no cumprimento dos estatutos desta organização”.

Para este mandato garante trabalhar para que a Igreja Adventista do sétimo Dia em Angola esteja cada vez mais unida, daí promete investir nos relacionamentos humanos.

“A prioridade neste mandato vai ser o investimento nos relacionamentos humanos positivos que concorrem para a unidade”, porquanto, entende que “onde há unidade Deus age milagrosamente”, acrescentando que “onde não há unidade não há progresso nem crescimento”.

Projectos sociais às comunidades

Durante os quatros anos do seu mandato, a nova liderança, no quadro da doutrina social da Igreja Adventista do Sétimo Dia, tem na sua agenda, vários projectos sociais na região nordeste.

“Um dos projectos maiores é a criação de uma rádio em Luanda, uma vez que já tivémo-la no tempo colonial, mas que, em consequência da guerra perdemo-la, pelo que apelamos às autoridades de direito para nos conceder a frequência”, frisou.
O presidente da UNA garantiu também que, outro projecto de maior relevância consiste na criação de uma Universidade Adventista, que poderá ser implementada nos próximos tempos na capital do país.

“Temos o projecto do Instituto Superior a decorrer no Huambo, no Bongo, mas ficamos Luanda porque congrega todos os segmentos e culturas, por esta razão focamos a capital do país”, Teixeira Vinte para quem “não é simplesmente promessa, é sim projecto”.

Quem é Teixeira Mateus Vinte?

O pastor Teixeira Mateus Vinte serve a Igreja Adventista do Sétimo Dia há mais de 20 anos. Nasceu aos 06 de Setembro de 1977, no município de Massango, província de Malange.

É formado em teologia pelo seminário adventista do Huambo, formação que foi concluída na Universidade Adventista da Beira, em Moçambique, na altura por razões do conflito armado que assolava o país.

Teixeira Vinte é formado igualmente em ciências da comunicação, mestre em teologia pastoral pelo seminário latino americano de teologia, possui uma pós-graduação em gestão estratégica em recursos humanos, pela Universidade Agostinho Neto (UAN) e é doutorando em liderança pela Universidade de Andrews, nos Estados Unidos de América (EUA).

Em 2006 foi eleito Secretário Executivo da então Associação Norte Adventista do Sétimo Dia, e até a altura em que foi escolhido para liderar a União Nordeste Angolana exercia o cargo de Secretário Executivo da referida instituição religiosa.

Salienta-se que a União Nordeste Angolana Adventista do Sétimo Dia compreende as províncias de Luanda, Cabinda, Zaire, Bengo, Kuanza-Norte, Uíge, Malange, Lunda-Norte, Lunda-Sul e Moxico.

Em Angola, a Igreja Adventista em Angola conta com mais de três milhões de membros (baptizados e não baptizados), destes, mais de 260 mil membros baptizados fazem parte da União Nordeste.

Leave a Reply