Praga do tomate pode ter os dias contados – ministro da Agricultura

Compartilhe

Benguela – O ministério da Agricultura e Floresta vai encaminhar para a província de Benguela, dentro de pouco tempo, uma equipa de técnicos para, no terreno, verificar e dar a solução necessária à chamada praga “Tuta Lagarta”, que há aproximadamente cinco anos “tira o sono” aos produtores, informou o titular da pasta, Marcos Nhunga.

Fonte: ANGOP

Em resposta às inquietações apresentadas durante o debate, sobre o apoio ao sector privado, onde o presidente da associação de hoteleiros e resorts de Benguela, Gabriel Neto, sublinhou a escassez de tomate no mercado local devido à referida praga, o ministro adiantou que vai haver alguma solução.

“Temos que encontrar soluções, mas aquilo que ouvimos, em princípio, é que os agricultores da faixa litoral centro/sul (Benguela, Cuanza Sul e Namibe) que estão afectados, não têm acatado as indicações dos técnicos, já que eles não variam a produção ao longo dos tempos”, afirmou, lembrando que não se pode aceitar isso do ponto de vista técnico.

De qualquer modo, “vamos enviar os técnicos e estes vão encontrar a solução que se pretende, reafirmou, tranquilizando os produtores que assistem centenas de hectares devastados pela praga nestes cinco anos.

A Tuta Lagarta (também conhecida Tuta Absoluta) é uma praga que já havia sido detectada em países com climas tropicais, mas nesta região centro sul de Angola o seu combate tem pecado, uma vez que os agricultores se acusam mutuamente de usarem insecticidas menos consistentes, ou seja, de mercados duvidosos, devido ao seu custo menos oneroso, o que dificulta o seu combate vigoroso.

Leave a Reply