População do sector de Cafunfo e Cuango em “estado de sítio”

Compartilhe

As últimas 24 horas estão a ser vividas com muita apreensão e medo pela população do sector de Cafunfo e da sede do município do Cuango, na província da Lunda-Norte devido à ameaça instalada pelos órgãos de defesa e segurança.

Rádio Angola

Segundo apurou a Rádio Angola na Vila diamantífera de Cafunfo e a sede do municipal do Cuango as ruas estão militarizadas, pois, as pessoas com medo, encontram-se instaladas nas suas residências, porquanto, há informações que dão conta de que os agentes da Polícia Nacional (PN) e das Forças Armadas Angolanas (FAA) estão orientados a disparar contra qualquer grupo que tente sair às ruas em manifestação.

Tudo acontece na sequência de uma alegada manifestação supostamente convocada para esta quarta-feira, 30/10, em toda região leste do país, pelo Movimento Protectorado Lunda-Tchokwé, cujo conteúdo da mensagem convida a população para o protesto com vista à divisão do leste de Angola.

O activista Jordan Muacabinza que reside em Cafunfo contou à Rádio Angola que as populações vivem sob clima de temor e são ameaçadas a não saírem de casa pelos militares armados. “As pessoas não conseguem sair das suas residências”, disse.

Entretanto, contactado pela Rádio Angola, o líder do auto-proclamado Movimento do Protectorado Lunda-Tchokwé, José Zeca Mutchima disse que o seu “movimento” não convocou nenhuma manifestação de rua para esta quarta-feira, 30/10, para justificar a presença massiva das forças de segurança nas ruas da região Cuango.

O responsável confirma a presença de agentes armados no Cuango e Cafunfo, e desconhece ao mesmo tempo as motivações dos homens armados nas ruas do Cuango e Cafunfo.

Zeca Mutchima reitera que, o dialogo é fundamental com o governo angolano com vista a se encontrar a solução para o caso da região leste do país, cuja parte da população “exige a autonomia” do Leste de Angola.

Oiça aqui na página da Rádio Angola os pronunciamentos do activista Jordan Muacabinza e do líder do Movimento Protectorado Lunda-Tchokwé:

Leave a Reply