PGR SOLTA ZENÚ DOS SANTOS

Compartilhe

A Procuradoria Geral  da República (PGR) emitiu, no final da semana passada, a ordem de soltura que restituí a liberdade do antigo Fundo Soberano de Angola, José Filomeno dos Santos que se encontrava em prisão preventiva, em Luanda, desde 24 de setembro de 2018.

Zenú dos Santos deveria ter sido solto na sexta-feira, 22, junto com o seu sócio, o suíço-angolano Jean-Claude Bastos de Morais. Porém, a medida não aconteceu, por razões burocráticas, uma vez que segundo apurou o Club-K, a Procuradoria da República atrasou no reencaminhamento do mandado de soltura aos serviços penitenciários.

José Filomeno dos Santos, filho do ex-Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, estava em prisão preventiva no âmbito da investigação à gestão do Fundo Soberano de Angola. O mesmo foi devolvido a liberdade e mandado para casa, neste domingo,  24, nos termos de um acordo em que a Quantum Global (empresa de Jean Claude Morais que geria os activos do Fundo Soberano) e o Estado angolano se comprometem em não mais fazer recurso aos tribunais ingleses para acusações mutuas.

Na tarde de sexta-feira, depois de ocorrer a soltura de Jean-Claude Bastos de Morais, a Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou ter retirado as acusações contra o também, director-geral da Quantum Global, depois de ter recuperado todos os activos do Fundo Soberano de Angola (FSDEA).

Em comunicado, a PGR garantiu que “foram recuperados todos os activos financeiros e não financeiros pertencentes ao Fundo Soberano de Angola (FSDEA), que se encontravam sob gestão do Sr. Jean-Claude Bastos de Morais e das empresas do grupo Quantum Global, estando já os mesmos em posse daquela instituição (Fundo Soberano de Angola).”

Adiantou que o valor global recuperado é de “cerca de dois mil e 350 milhões de dólares domiciliados em bancos no Reino Unido e das Ilhas Maurícias”.

A PGR acrescentou também ter recuperado “o património avaliado em cerca de mil milhões de dólares americanos, constituído por empreendimentos hoteleiros, minas de ouro, fazendas e resorts, sedeados em Angola e no exterior”.

Fonte: Club-K

Leave a Reply