PASSOU O MÊS E DIA INTERNACIONAL DAS PROSTITUTAS E DAS CRIANÇAS

Compartilhe
Elias Muhongo

O dia 2 de Junho de 1975 foi o dia em que 150 prostitutas ocuparam a igreja de Saint-Nizier, em Lyon, na França. Elas protestavam contra multas e detenções, em nome de uma guerra contra o rufianismo (actividade de quem tira proveito da prostituição alheia), e até contra assassinatos de colegas que sequer eram investigadas. Além disso, maridos e filhos de prostitutas eram processados como rufiões por se beneficiarem dos rendimentos das mulheres.

Tabernas deixaram de alugar quartos para as trabalhadoras do sexo com medo da repressão policial. A igreja e a população de Lyon apoiaram a manifestação e deram protecção a elas. A ocupação da igreja foi transmitida por todos os meios de comunicação, no país e no exterior, inclusive no Brasil. As mulheres exigiam que o seu trabalho fosse considerado “tão útil à França como outro qualquer”. Outras 200 prostitutas percorreram as ruas de carro distribuindo folhetos com denúncias de que eram “vítimas de perseguição policial”, o que as impedia de trabalhar. Uma carta foi enviada ao presidente Giscard d’Estaing. O movimento se ampliou para outras cidades francesas, como Marselha, Montpellier, Grenoble e Paris, onde colegas também entraram em greve. No dia 10 de Junho, às 5 horas da manhã, as mulheres da igreja de Saint-Nizier foram brutalmente expulsas pela polícia. Ao ter a coragem de romper o silêncio e denunciar o preconceito, a discriminação e as arbitrariedades, chamando a atenção para a situação em que viviam, as prostitutas de Lyon entraram para a história. Por isso, o 2 de Junho foi declarado, pelo movimento organizado, como o Dia Internacional da Prostituta.

Angola não nega de ter nos últimos tempos. O país está em velocidade para declarar e aceitar o movimento organizado pelos grupos de mulheres que têm estado a aceitar fazer sexo nas ruas, no local de festas onde há consumo de bebidas alcoólicas e drogas. Vimos em Cacuaco, Viana e em outros locais da capital. De acordo o estudo feito, a causa principal se deve a fome. Cacuaco não foge à regra e é uma vila e município da província de Luanda, em Angola. Tem 571 km² e cerca de 26 mil habitantes. Limitada a sul com os municípios de Viana e Cazenga, a Oeste com o Oceano Atlântico e município do Sambizanga e a Norte e a Leste com o município do Dande, na província do Bengo. O município do Cacuaco é atravessado de Norte a Sul pelo Rio Bengo. Comunas (3): Cacuaco, Kicolo, Funda. Cacuaco já foi considerado a luz verde de Luanda, pois antes da divisão do rio kifangondo. Representava agricultora e pesca, a sua riqueza municipal.

Hoje falamos de Cacuaco como uma luz negra em várias áreas e até mesmo na cultura do município. O consumo de bebidas alcoólicas, drogas e prostituição na juventude de Cacuaco é quase o dia-a-dia. Os governantes e administradores dos munícipes falam do município somente das infra-estruturas que estão sendo erguidas e das novas centralidades. Se esquecem das normas estabelecidas para o bem-estar do povo que lá reside. A delinquência juvenil, e não só, está cada vez mais no topo no município, pois que tem estado a receber outros munícipes de Luanda como uma área de lazer e de prostituição.

A “falange do município” começou através das áreas apelidadas como “ESTRAGA LAR, CASA EU E ELA, NO SUJA PÉ, CASA QUE TOCA” e beira-mar em termos de prostituição e abusos de consumos de álcool, etc. Referindo somente na mesma vila. Sem medo de errar, pois temos as provas que nos leva argumentar e lamentar as informações mal passada pelos dirigentes. Pois, os dirigentes não andavam para ver como eram agitados todos os fins de semanas pelos bairros, e estes locais referidos acima nos períodos de tardes e noites. Bem verdade, alguns residentes apelidaram como a cidade de Sinagoga. Hoje, alguns já não se fazem sentir como também nem existem mais através das denúncias vindo do povo residente que achavam mal ao município. Fala-se de prostituição em todo território nacional e sem esquecer que vimos e ouvimos por intermédio de denúncias dos órgãos de comunicações sociais angolanas.

No caso da prostituição de luxo e pelas mulheres que fazem por falta de emprego como justificação. Não deixei de recordar este dia, depois de comemorar um dia antes, dia 1 de Junho, o dia Internacional da criança. O dia 2 não deixei também passar pela cabeça, porque em Angola na maioria que têm estado a praticar a prostituição também são crianças adolescentes no mínimo com 15,16,17 anos de idade. Como chegamos ao fim do mês das crianças, de realçar que o fenómeno da mendicidade em Luanda está a ganhar contornos preocupantes. Nos últimos anos vários sectores da sociedade denunciaram e continuam a denunciar os factos de crianças, adultos e malucos nos municípios da cidade de Luanda e quase em todo país. A falta de condições, guerra e conflitos familiares continuam a ser a principal causa deste mal. Em zonas de Luanda como o 1º de Maio, São Paulo, e Mutamba, Cacuaco vila, Viana e outros se podem encontrar crianças, jovens e adultos a pedirem ESMOLAS. A situação da mendicidade em Luanda é preocupante, repito. Por isso, cheguei de agradecer a província do Huambo por ter iniciativa e lutar sempre no apoio de recolha dos mendigos, meninos de rua daquela cidade em 2015, mas até aqui já não se fala e nem sequer o projecto foi abrangido pelo território nacional.

Angola não deixou de fora o dia 1 de Junho, dia Internacional, e o dia 16 de Junho como dia da Criança Africana. Pois que Angola é um país extremamente rico em recursos naturais e com cérebros inocente. Sendo o segundo maior produtor de petróleo na África Subsariana e ocupa o quarto lugar no ranking mundial na produção de diamante bruto. Todavia, apesar dos recursos existentes no país, 68% da população vive no limiar da pobreza, a educação é gratuita mas paga-se sem qualidade, 30% das crianças estão subnutridas, a esperança média de vida é de 41 anos e o desemprego é elevado. Muitos dirigentes já não estão a governar com os princípios da deontologia e a ética no que eles mesmos ditam. Até os dirigentes das Igrejas não procuram a verdade com a pureza no coração.

O país cada vez mais materialista e as pessoas não pensam em Deus Verdadeiro, pois o Filho que foi lançado à terra não quer saber das leis do seu Pai. Lança seu projecto: Crescer na Prostituição e no Alcoolismo, pois para ele é a riqueza mais bilionária do mundo, promover menos no BEM-ESTAR dos Homens e Mulheres através da morte e fome.

A África é o berço da Humanidade e Angola é o centro e o controlo de alguns países onde as tropas estão armadas até aos dentes. Aqui encontramos tudo, pois em Angola tudo acontece. O país está a ser radicado em todos sectores para ocupar e mostrar os relatórios ao pai de que somos os melhores também na mortalidade, corrupção, prostituição, violências e no consumo de bebidas alcoólicas.

Vamos reflectir todos, pois que a alegria e o calor das crianças africanas é algo que sempre deve ficar gravado na memória de todos, com dificuldades ou não. Sempre transmitiram carinhos, amores, energias, companheirismo, esperança por um dia melhor e sempre com um sorriso cativadora nos seus rostos. Todos nós, adultos, temos ainda muito que aprender ou recordar todas as qualidades existentes numa criança para que nos ajudem a ser umas pessoas melhores com mais compreensão e compaixão. Este mês foi discutido bastante os direitos das crianças. Desejar a todas as crianças africanas um óptimo e feliz para cada mês e dias recheados de muita alegria, paz e muita fé por um futuro risonho.

Leave a Reply