Partidos que formam CASA-CE apresentam carta que exige destituição de “Miau” da liderança da coligação

Compartilhe

Quatro dos seis partidos políticos que integram a coligação CASA-CE, criada em Abril de 2012, na véspera das eleições gerais do mesmo ano, por Abel Chivukuvuku, apresentaram ao presidente da Convergência Ampla de Salvação de Angola Coligação Eleitoral (CASA-CE), André Gaspar “Miau” uma carta que exige a sua demissão da liderança da formação política, apurou O Decreto de fonte segura.

A fonte deste portal adianta que, a carta de destituição do almirante “Miau” da presidência da CASA-CE subscrita por todos os partidos da coligação, com a excepção do Bloco Democrático (BD), liderado pelo economista Justino Pinto de Andrade e do Partido de Apoio para Democracia e Desenvolvimento de Angola – Aliança Patriótica (PADDA-AP), de Alexandre Sebastião André (ASA), deu entrada no gabinete do “Miau” nesta segunda-feira, 1 de Fevereiro.

O golpe que está ser preparado contra o André Gaspar “Miau”, segundo apurou a nossa fonte, tem a mão de Chivukuvuku, que não conseguindo a legalização junto do Tribunal Constitucional do seu projecto político PRA-JÁ Servir Angola, tenciona concorrer as eleições de 2022, com os partidos dentro da CASA-CE.

O Decreto sabe que, numa das reuniões recentes do Conselho Presidencial da CASA-CE, o deputado Makuta Nkondo teria apresentado classificado a organização como um nado morto, e que só Chivukuvuku seria capaz de elencar a organização: “foi daí em que começou a se pensar no regresso do homem” diz a nossa fonte.

Com o processo avançado de destituição de André Gaspar “Miau” da direcção da CASA-CE, a nossa fonte que acompanha de perto o dossier, avança que, o próximo líder da terceira força política do país vai ser o deputado Manuel Fernandes e pode ser apresentado no dia 4 de Abril deste ano.

A fonte que temos vindo a citar e preferiu o anonimato vai mais longe dizendo que, a intenção de querer voltar a fazer parte da coligação por si fundada em 2012, quatro meses antes da realização do pleito eleitoral, que deu lugar a oito deputados à CASA-CE, Abel Epalanga Chivukuvuku pretende ser o “cabeça de lista” nas eleições gerais de 2022, mantendo na liderança da coligação, Manuel Fernandes.

“Tudo isso está a ser arquitectado pelo Abel Chivukuvuku”, disse a fonte, sem entrar em muitos detalhes.

Na semana passada, André Gaspar “Miau”, actual líder da CASA-CE e deputado à Assembleia Nacional, teve um encontro “muito demorado, cujos resultados desta reunião não foram revelados”, sublinhou a fonte para quem o ASA (Alexandre Sebastião André) está muito ligado ao “Miau”.

A CASA-CE, criada em Abril de 2012, foi constituída inicialmente por quatros formações partidárias, nomeadamente: Partido de Aliança Livre de Maioria Angolana (PALMA), Partido de Apoio para Democracia e Desenvolvimento de Angola – Aliança Patriótica (PADDA-AP), Partido Pacífico Angolano (PPA) e Partido Nacional de Salvação de Angola (PNSA).

Depois se juntaram à coligação mais dois partidos políticos, o Bloco Democrático (BD) e o Partido Democrático para o Progresso e Aliança Nacional de Angola (PDP-ANA).

Leave a Reply