Participantes da conferência defendem realização das Autarquias Locais em todos municípios do país

Compartilhe

Os cidadãos na província do Bengo, que participaram no último sábado, 14/12, numa conferência sobre autarquias locais na cidade de Caxito, foram claros, ao defenderem que as primeiras eleições autarquias previstas para o próximo ano, sejam realizadas em todo o território nacional, em obediência ao princípio de igualdade definido pela Constituição da República de Angola.

Rádio Angola

No quadro da promoção da cidadania e direitos humanos, a Associação “Mizangala Tu-Yenu Kupolo”, jovens pela cidadania promoveu a conferência que contou com o apoio da organização não-governamental Friends of Angola (FoA), cujo propósito, segundo os promotores, é a sensibilização dos cidadãos sobre a importâncias das autarquias locais.

 

 

Em declarações à Rádio Angola, o activista Jaime Domingos, porta-voz da actividade considerou positivo o evento que congregou perto de cem cidadãos, na sua maioria jovens na cidade de Caxito.

Para o activista e repper de intervenção social, os angolanos precisam estar cada vez mais mobilizados sobre os benefícios que as autarquias locais poderão trazer junto das comunidades, daí de acordo com Jaime Domingos, “há toda necessidade das autarquias serem efectivados em todos os municípios de Angola”.

Jaime Domingos entende que, qualquer tentativa que visa excluir determinados municípios do país, deve ser rejeitado e como fez saber à Rádio Angola, os activistas do Bengo “não vão permitir, por exemplo, que o município de Ambriz tenha autarqui e Dande não, ou Caxito tenha autarquia e os Dembos não”, referiu.

O acto contou com as prelecções do professor universitário Nelson Domingos e deputados na oposição, enquanto que o representante do MPLA, mesmo convidado não se fez presente no encontro.

Importa salientar que, acto semelhante foi realizado no passado sábado, 14/12, na cidade do Soyo, província do Zaire, onde dezenas de cidadãos reflectiram no auditório da Universidade 11 de Novembro, sobre a importância das autarquias nas comunidades, num evento promovido por um grupo de activistas cívicos do Zaire, com o apoio da organização Friends of Angola (FoA), no quadro da elevação da cidadania para a defesa dos direitos humanos, transparência e boa governação em Angola.

Oiça aqui na página da Rádio Angola as declarações do activista, Jaime Domingos:

Leave a Reply