Pacientes do Hospital Municipal do Kapalanga em Viana urinam e defecam nos baldes por falta de condições nas casas de banhos

Compartilhe

O Hospital Municipal de Kapalanga, maior instituição sanitária de Viana, funciona desde Maio de 2012, altura em que foi inaugurado pelo então Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

Rádio Angola

De lá para cá, aquele hospital público “nunca mais beneficiou de obras de restauro”, disse um dos médicos que preferiu o anonimato

Segundo os utentes, o hospital em causa não oferece condições adequadas de higiene, com maior incidência para a degradação das casas de banhos (WC) que se “encontram todas entupidas”, disse uma das senhoras internadas com a criança de cinco anos.

Os pacientes e acompanhantes, não encontram alternativa para as necessidades fisiológicas, devido ao estado crítico dos WC´s: “Aqui estamos a mijar nos baldes, bem como estamos a dormir como porcos por falta de condições no hospital”, lamentou outra fonte.

À Rádio Angola, alguns técnicos de saúde revelaram que, os factos reportados pelos pacientes e seus familiares, constituem a realidade e justificam que o “a situação pretende-se com a falta de água que há muito não jorra nas torneiras do hospital”.

“Está a ver senhor jornalista, até os jardins estão totalmente secos porque não há água há mais de seis meses para regar as plantas”, avançou um dos médicos em serviço no momento em que fazíamos esta reportagem.

Para além do drama da falta de higiene, o hospital aberto ao público a 10 de Maio de 2012, enfrenta também superlotação na área da pediatria por causa da escassez de camas para o internamento de menores. Da constatação feita, três a quatro crianças partilham o mesmo leito.

A RA abordou o director do Hospital Municipal de Kapalanga sobre as denúncias, mas não se manifestou aberto para reagir.

Leave a Reply