Ordem dos Advogados de Angola marcha no próximo sábado contra violência policial

Compartilhe

A Ordem dos Advogados de Angola (OAA) agendou uma marcha para o dia 14 de Março para protestar contra aquilo que considera ser “uma violação dos direitos, prerrogativas e garantias do exercício da advocacia”.

De acordo com a OAA, estes protestos, que vão acontecer em todo o país no próximo sábado, surgem no seguimento da detenção de um advogado estagiário “em pleno exercício da profissão” na cidade de Benguela, no passado dia 24 de Fevereiro.

Em Luanda, segundo o NJOnline, a marcha de protesto está agendada para as 07:30, no Largo defronte ao Porto de Luanda, Avenida 4 de Fevereiro, e terminará no Largo da Amizade e Solidariedade com os Povos (Largo do Baleizão).

Nas restantes províncias, o percurso será definido pelos conselhos provinciais da Ordem dos Advogados.

Em comunicado enviado às redacções, o órgão executivo colegial dos advogados informa que a decisão foi tomada numa sessão extraordinária, a 04 deste mês, sob a presidência do bastonário da Ordem dos Advogados de Angola, Luís Paulo Monteiro.

O Conselho Nacional da Ordem dos Advogados informa ainda, no comunicado, que aprovou e recomendou que sejam desencadeados todos os procedimentos condicentes à “responsabilização disciplinar, criminal e, eventualmente, civil, de todos os agentes da Polícia Nacional, bem como dos Operadores judiciários que, em inobservância da Lei e Regulamentos aplicáveis contribuíam e concorreram para a violação dos direitos e prerrogativas dos advogados na situação ocorrida na cidade de Benguela, em Fevereiro”.

Leave a Reply