Operação “Caranguejo”: Detido na cadeia de São Paulo antigo financeiro da Unidade da Guarda Presidencial

Compartilhe

A Procuradoria Geral da República, ordenou recentemente a detenção do antigo financeiro da Unidade da Guarda Presidencial (UGP), coronel José Ricardo Tchiwana, arrolado como figura chave do processo que ficou conhecido como operação caranguejo, que envolve oficiais da Casa de Segurança da Presidência da República.

Rádio Angola

Fontes do Club-K, revelam que o coronel Tchiwana foi chamado na passada terça-feira (17), para ser ouvido e posto nas instalações viu-se deparado com uma ordem de prisão imediata. O mesmo se encontra encarcerado na prisão hospital de São Paulo, no bairro Nelito Soares.

Tchiwana é notado como a figura que chegou a ter em sua posse dois contentores contendo caixas de dólares norte americano, escondidos numa fazenda. É possuidor de património localizados entre Angola e no estrangeiro.

De lembrar que este processo vulgo “operação caranguejo”, investiga desvio de fundos dos cofres da Casa de segurança e o surgimento de caixas de dinheiros fora do circuito financeiro. Pedro Lussati, o major que foi figura chave para todas estas descobertas foi encontrado com 30 caixas de dinheiros e vários apartamentos em Luanda.

Leave a Reply