O CEMITÉRIO DA MULEMBA – SECÇÃO 8

Compartilhe

O Cemitério da Mulemba, vulgarmente chamado de Cemitério do 14, localizado, no Distrito Urbano do Hoji Ya Henda, não é e nunca foi um estabelecimento comercial. Como todos os cidadãos sabem, um cemitério serve para o enterro de cadáveres.

Todavia, o facto é que o Cemitério da Mulemba também faz parte de extensa lista das fontes de arrecadação da rede de negócios de Tany Narciso.

O «imposto dos mortos»

Pouco depois de o Cemitério da Mulemba ter passado a fazer parte do território do Município do Cazenga, Tany Narciso impôs à administração do cemitério uma série de mudanças, que se traduziram na precarização das condições de trabalho dos funcionários, tais como a perda do subsídio de alimentação e redução dos
meios de trabalho.

Tabela nº 8: Arrecadação de Tany Narciso no Cemitério da Mulemba | Fonte: Autor

Em consequência das mudanças impostas na organização e funcionamento do cemitério, Tany Narciso conseguiu criar um esquema que lhe possibilita arrecadar mensalmente um valor de 1.400.000,00 (um milhão e quatrocentos mil) kwanzas.

O «imposto dos mortos» pago a Tany Narciso evidencia a existência de uma gestão municipal totalmente desprovida de escrúpulos.

O facto de um administrador fazer de um cemitério um espaço de enriquecimento próprio o torna repugnante à luz de qualquer tipo de código moral que conceda respeito à memória dos mortos.

Fonte: Relatório «Os negócios ilegais de Tany Narciso», Nuno Álvaro Dala, 2018

Leave a Reply