NOVA GREVE À VISTA NA SOCIEDADE MINEIRA DO CUANGO

Compartilhe

Os trabalhadores da Sociedade Mineira de Luminas, no município do Cuango, na província da Lunda-Norte ameaçam entrar novamente em greve dentro de três dias por, alegadamente, a entidade patronal não ter honrado o compromisso que assumiu aquando da última paralisação, de Fevereiro a Março de 2018.

Ouvido pela VOA, o líder do sindicato da empresa, Francisco António Jilo, fez saber que, no dia 05/04, os trabalhadores deram cinco dias aos responsáveis da sociedade para responderem às suas reivindicações, designadamente, o pagamento dos salários com base no câmbio do Banco Nacional de Angola (BNA), dos subsídios de risco, de isolamento, entre outras exigências.

De acordo com o sindicalista, estas reivindicações remontam aos anos de 2014, 2015 e 2016 e já tinham estado na origem da anterior greve, observada de Fevereiro a Março do ano passado, mediante a aceitação, por parte do patronato, das principais inquietações dos trabalhadores da sociedade Luminas.

Entretanto, o presidente do Conselho de Gerência da companhia, apenas identificado por Garcia, assegurou que o assunto já foi tratado “em fórum próprio”.

A Sociedade Mineira de Luminas é uma subsidiária do grupo Endiama, a empresa estatal angolana de prospecção, exploração, pesquisa e comercialização de diamantes.

Oiça aqui na página da Rádio Angola, as declarações do responsável do sindicato e da direcção da empresa em causa:

Leave a Reply