Município do Cuango acolheu acto provincial das comemorações do 46º aniversário do SIC

Compartilhe

Cafunfo-A Direcção dos Serviços de Investigação Criminal do Comando Provincial na Lunda-Norte, comemorou no dia 28 de Novembro último, o 46º  aniversário do SIC, e a vila mineira de Cafunfo, município do Cuango, foi escolhida para a celebração das festividades.

*Jordan Muacabinza | Cafunfo

No acto, participaram mais de cem efectivos de distintos órgãos do Ministério do Interior (MININT), concrectamente da Secção de Investigação Criminal e chefes de Departamentos, chefes de Secção e de Brigadas, na província da Lunda-Norte, sob lema: “Disciplina rigor e profissionalismo”.

Na cerimónia foram promovidos muitos efectivos aos graus de oficiais superiores, subalternos, agentes de primeira e segunda classe, durante a cerimónia presidida pelo director de Investigação Criminal (SIC-Lunda Norte), subcomissário, Nelson Fernandes da Costa, em representação do delegado Provincial do MININT, no município do Cuango.

O director de Investigação Criminal do Cuango (SIC-Cuango), Neto Tuyambe Sadoka destacou que, ao longo dessas actividades, a instituição tem se afirmado prontamente e de forma exemplar, no cumprimento das suas missões tangíveis, rumo na construção e na concretização de um Estado Democrático e de Direito.

O responsável disse que o SIC na região do Cuango tem vindo a trilhar com sucesso, o que na sua visão, “tem granjeando o reconhecimento e o respeito de toda população na Lunda-Norte e em especialmente no município do Cuango a futura capital da Província Lunda-Oeste”.

Afirmou que o SIC-Cuango tem enfrentado várias dificuldades, por isso, pede a quem de direito a munir a instituição de instrumentos apropriados e mecanismos capazes de estimular uma actuação mais dinâmica com vista a correspondente com as exigências da  sociedade.

Informou que, durante as suas actividades, segundo o relatório, o SIC registou vários crimes diversos num total de 324 processos.

Neto Tuyambe Sadoka encorajou os agentes do SIC, que nesta fase não foram promovidos a grau superior manter a calma porque ainda não chegou à vez deles e estamos perante um percurso.

Os oficiais superiores ficaram satisfeitos por terem sidos reconhecidos com diplomas de mérito, e por terem escolhido que este acto provincial do SIC Lunda-Norte fosse comemorado da vila de Cafunfo, “e isto ficara escrito nas nossas memórias”, afirmaram alguns dos efectivos falando à Rádio Angola.

 

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply