MPLA NÃO QUER PRESENÇA DA ASSOCIAÇÃO CÍVICA “LAULENU” NA VISITA DO PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO A MOXICO

Compartilhe

Tendo em vista a vinda do Presidente da República, João Lourenço à província do Moxico, prevista para o próximo mês de Setembro do corrente ano, em visita de trabalho e avaliar  a dura situação social e económica que o povo enfrenta, nesta circunscrição do território angolano.

Fonte: LAULENU

Segundo fontes próximas à nós , fez -nos saber que dentro do partido MPLA no Moxico vive-se um clima de constantes divergências e de fortes tensões quanto à presença dos membros da associação cívica “LAULENU” no encontro de auscultação entre a sociedade civil e o Presidente da República.

Estamos cientes de que o Presidente João Lourenço tem manifestado interesses em promover uma governação aberta  e participativa, sem excluir ninguém nos encontros por si realizados com a sociedade civil nas distintas províncias, i. e. , um pouco por todo lado onde tem passado , porque acredita que desta forma__ poderá melhorar a sua governação e consequentemente criar melhores condições de trabalho e resolver os problemas sociais e económicos, por forma a proporcionar e/ou garantir a satisfação das necessidades colectivas . É por este motivo que o Presidente João Lourenço procura opiniões de outras forças vivas da sociedade civil.

Ainda neste ínterim, outras fontes ligadas à nós , fez-nos saber que o MPLA no Moxico actualmente vive um clima tenso por conta da tentativa de exclusão dos membros da associação cívica Laulenu no encontro de auscultação com o Presidente da República; o que pressupõe existir alas . Uma encabeçada pelo próprio governador Gonçalves Mwandumba e o primeiro secretário do MPLA no Moxico , que presumivelmente não quer a presença da associação cívica Laulenu no encontro com o JLO ( e porque há mesmo sinais evidentes ) , para ouvir as preocupações dos jovens , suas propostas , sugestões e recomendações. Por outro lado, presume-se  que a coibição e/ou o afastamento dos membros da Laulenu esteja intrínsecamente ligado às actuais investigações que tem vindo a desencadear e por mostrar -se contra os desvios de fundos públicos na província.

Esta medida do sistema enquadra-se também numa campanha que o actual Director do Gabinete Provincial da Educação Ciência e Tecnologia do Moxico , que tem estado a promover junto dos professores , no sentido de desencoraja-los a não tecerem críticas contra o Governador Mwandumba e ao próprio Presidente Joao Lourenço__ presume-se que  estejam apenas para agradecer à toa e bater palmas infundadas; pessoas que poderão bater palmas pela pobreza que o Presidente mostra-se incapaz de combater, miséria horripilante que se vive na província do Moxico e por extensão o país  por inteiro ; agradecer pelo desemprego e pelo estado calamitoso e vergonhoso que os hospitais públicos têm estado a  apresentar ( sem medicamentos e condições de trabalho, muitos deles, i. e. , nível da província ).

Na visão do actual director do Gabinete provincial da educação do Moxico que fala à reboque e de forma desavergonhada __ quem causou a pobreza , miséria que vive-se um pouco por toda Angola é o próprio povo que é culpado de toda fome e desgraça social que vivemos .

O Director do Gabinete Provincial da Educação do Moxico, está a impingir os professores a falarem coisas que agradem o presidente e escamoteiem a verdade e baterem palmas por forma a encorajar o Presidente da República a continuar com a sua governação discriminatória, colocando como é de hábito o Leste do país sempre em segunda opção.

Há muito que vimos apelar sobre a necessidade de uma transição mental , e que não nos focássemos apenas na transição geracional , tal como tem sido _Pessoas continuam resistentes à mudança dentro do MPLA . Ainda nota-se claramente os resquícios Eduardista e do partido único , que continuam como marcas de preferências do MPLA e do Governador Gonçalves Mwandumba. Entretanto, é muito importante que haja mudança de facto , se realmente se quer um país melhorado /crescido /desenvolvido. O MPLA deve saber que o sentimento de vingança tem vindo a destruir vertiginosamente o povo do Moxico; o MPLA não  pode continuar a pensar que eles é que têm mais direitos em detrimento dos outros, da maioria _ isso é muito revoltante e repugnante e, por sinal é o que acontece, por isso , estamos conforme estamos. Isso só prova o quanto essa gente é politicamente analfabeta e irracional, sobretudo dentro do próprio partido MPLA. O MPLA deve parar de insistir no erro e afundar o país,  a adiar o Sonho dos angolanos e dos nossos ancestrais na “Descausa “.

A ser verdade , que o MPLA no Moxico quer excluir os membros da Laulenu neste encontro,__ deixará claro que este regime é mesmo contrário à mudança e não está preparado para viver na diferença; porque não respeita as opiniões contrárias às suas e tampouco aceitá-as .

O presidente João Lourenço virá ao Moxico na qualidade de chefe de Estado e  Titular do poder Executivo.

Em representação de todos os angolanos,  e não em nome de militantes do Mpla. Espera-se que este partido venha se redimir deste e outros males que tem estado a causar ao povo, a sociedade civil no seu todo. E que termine de confundir de uma vez por toda o Estado com o  partido,  partido com o governo,  fazer do governo somente para  os militantes do MPLA e seus amigos. É preciso deixarmos claro que o governo não é partido,  é constituído ou formado pelo partido saído das eleições de 2017 , para governar para todos e “com todos” , não para uns poucos do mesmo partido. Portanto, conforme o MPLA faz confundir a opinião pública de que os seus militantes têm mais direitos que outros cidadãos. É hora de projectarmos o país e elevarmos a cidadania; o cartão de militante do MPLA não é mais importante que o bilhete de identidade, muito menos sinónimo de acesso fácil às riquezas do país.

Leave a Reply