MPLA E ADMINISTRAÇÃO DO CUANGO ENCORAJA CONFLITOS ÉTNICOS NA LUNDA TCHOKWE

Compartilhe

Cafunfo, 29/05 – Autoridades do Poder Tradicional na região do Cuango e das aldeias dos arredores estão agastados com o comportamento do Comité do MPLA e da Administração do Cuango, porque de acordo com os mesmos, é o MPLA que tem o peso e orienta sobas Soba sua tutela da tribo Bangala para que estes incomodem aquelas autoridades do Poder Tradicional de outras etnias, especificamente os de origem Tchokwe e Lundas.

As autoridades do Poder Tradicional, dizem que, o MPLA esta contra aqueles SOBAS pertencentes a outras formações politicas, principalmente aqueles conotados com o Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe.

O MPLA não tem como atacar estes Sobas publicamente, envia no seu lugar os seus “títeres” para fazerem o trabalho deles, o de fomentar conflitos étnicos aqui no Cafunfo.

Hoje mesmos, o Soba do MPLA, Kamanguanda da tribo Kaholo na companhia de 10 elementos todos pertencentes ao CAP do MPLA do Bairro Elevação, deslocaram-se para a casa do Soba Muatianvua com o objectivo de vandalizar a sua casa e exigir deste a retirar-se do Cafunfo, por pertencer ao Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe.

A Administração local do MPLA conhece a situação, pois eles até fazem justiça por sua conta, batem e vandalizam as casa e depois a Policia faz o contrario, acusa novamente as vitima favorecendo estes Sobas dos CAPs do MPLA.

A Rainha Muana Cafunfo é do mesmo grupo dos regentes pertencentes ao MPLA em conflito étnico aqui na Lunda – Norte. O Governador Ernesto Muangala conhece desde muito tempo a confusão dos Sobas dos CAPs do MPLA e não faz nada, ao contrário aplaude porque ele é que ordena que haja conflitos de etnias e tribos.

As testas de ferro em Cafunfo do MPLA são os Sobas: Kamanguanda e João Xamassanza, até gozam de imunidades nas unidades policiais de Cafunfo, são os únicos que fazem queixas a Policia e a mesma concorda com eles, mesmo falsificando informações, só porque pertencem ao MPLA.

Os mesmos Sobas do MPLA tem planos com a Policia da Guarda Fronteira no âmbito da “Operação Transparência”, onde fazem queixas falsas de pessoas da Lunda que não falam bem a língua portuguesa para os levarem na calada da noite na Republica Democrática do Congo e ali serem escravizadas, tudo sob comando do MPLA!..

Por Abel Queximesso em Cafunfo | MOVIMENTO DO PROTECTORADO LUNDA TCHOKWE

Leave a Reply